Campanha de vacinação antirrábica está suspensa em Bragança

Campanha de vacinação antirrábica está suspensa em Bragança

Desde 2019, a Prefeitura de Bragança Paulista deixou de realizar campanha de vacinação antirrábica no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma deliberação do Governo do Estado.

“A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP, aprova a manutenção da vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina, vacinação de cães e gatos contactantes de morcegos e bloqueio de foco (quando for o caso) e a suspensão das campanhas anuais de vacinação a partir de 2022”, diz trecho da Nota Técnica da Coordenadoria de Planejamento e Saúde.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Embora haja esta recomendação estadual, o Em Pauta apurou que diversas prefeituras optaram por manter a campanha em 2022, com livre demanda. São os casos dos municípios de São Paulo (capital), Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, São Bernardo do Campo, Registro, Campinas, Osasco, Cotia, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Barueri, Limeira, Jacareí e até mesmo São José dos Campos, onde reside a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira.

COMO FICA?

No atual momento, em Bragança Paulista, ocorrerá a vacinação antirrábica de cães e gatos que tiverem contato com morcegos e para eventual bloqueio de foco com animais próximos.

A DOENÇA

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto; ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como, por exemplo, morcegos infectados.

📲Entre no grupo de WhatsApp  do Em Pauta ou  Telegram e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *