Casa de Saúde Indiaporã e Sociedade Damasco lutam para substituir ABBC
Foi aberta na terça-feira, dia 25, o chamamento público para contração de Organização de Saúde para gerir em conjunto com a Prefeitura, as unidades básicas do município. Até as 14h desta quarta-feira, dia 26, ainda não havia um vencedor. Segundo a Divisão de Imprensa da Prefeitura, a expectativa é de que até amanhã os trabalhos sejam concluídos.
A princípio o contrato com a Associação Brasileira de Beneficência Comunitárias (ABBC) terminaria nos próximos dias, porém, devido ao cancelamento do chamamento público anterior, a Prefeitura já havia prorrogado o contrato com a entidade, mais uma vez, até o final de agosto.
Com isto a vencedora do certame, deve passar a atuar no município em setembro, mês que vence, a princípio, contrato da ABBC com a Prefeitura, referentes aos serviços executados no SAMU e na UPA Vila Davi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A LICITAÇÃO
Apesar de 8 entidades estarem habilitadas a participar do processo de chamamento público, incluindo a ABBC apenas duas participaram da licitação: Associação Casa de Saúde Beneficente de Indiaporã e Sociedade Beneficente Caminho de Damasco.
Quem será que vai vencer o duelo e passar a gerir as unidades de saúde, a partir de setembro?
É o que todo mundo quer saber e só a Comissão Especial de Seleção, que é composta por Marcus Leme, Lisamara Dias de Oliveira Negrini e Rosemary Aparecida da Silva poderá responder junto com a Divisão de Compras, da Prefeitura, após analise das propostas técnicas e financeiras apresentadas.
O valor máximo do contrato é de R$ 1.540.000,00.
DEMISSÕES E CONTRATAÇÕES
Com a nova empresa contratada, a ABBC, deverá colocar, nos próximos dias, em aviso prévio, o funcionários que estão recebendo após muita polêmica e atrasos, diretamente pela Prefeitura.
Diante do desemprego que assola o país, as demissões geram preocupação dos profissionais, principalmente da área administrativa, pois muitos temem não serem recontratados pela nova entidade.
Durante a última reunião do Conselho de Saúde, foi informado inclusive, que durante a transição de uma OS para a outra todos os funcionários passarão pelo processo demissional, receberão seus direitos, e por questões legais, terçai que participar de um processo seletivo para só então serem ou não contratados pela nova OS.
CASA DE SAÚDE INDIAPORÃ
A Casa de Saúde, Indiaporã, atua no município de Indiaporã, microrregião de Fernandópolis, desde 2000. O município, tem menos de 4 mil habitantes e uma área é de 279,607 km².
A entidade, não possui sequer um site e segundo o apurado pela reportagem do Em Pauta, além de atender a cidade de Indiaporã, está emergencialmente, prestando serviços desde o início do ano no município de Cajamar.
SOCIEDADE BENEFICENTE CAMINHO DE DAMASCO
Já a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco tem um pouco mais de experiência, conforme consta em seu site, são 76 anos de atividades assistenciais nas áreas social e de saúde, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Federal e detentora de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde – CEBAS.
A entidade tem sua sede na cidade de Garça, que possui pouco mais de 44 mil e 500 habitantes, porém, tem unidades também nas cidades de Campo Belo, Rio de Janeiro, Jacareí e Juquetiba. Em Jacareí, a entidade passou a administrar a Unidade de Pronto Atendimento no início do ano.