CDHU anuncia construções do Vida Longa em Atibaia e Socorro

CDHU anuncia construções do Vida Longa em Atibaia e Socorro

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano assinou na última terça-feira (29) convênios com 14 municípios para a construção de residenciais do Programa Vida Longa, destinado a acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Entre os municípios beneficiados dois são da região: Socorro e Atibaia.

O investimento, segundo o Governo do Estado de São Paulo será de R$ 25,1 milhão . Os condomínios são voltados a pessoas idosos que vivem preferencialmente sozinhas, em situação de vulnerabilidade social, com renda de até dois salários mínimos. Lançado em outubro de 2019, o Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Trata-se, portanto, de  uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Em Socorro serão construídas 14 unidades. Jé em Atibaia, outras 24 moradias.

Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Todos têm cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.

Para incentivar o processo de socialização dos moradores, o residencial tem espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Obra atrasada em Bragança Paulista

Em Bragança Paulista a construção está atrasada. O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura  deveriam ter inaugurado, em agosto de 2021, um total de 28 unidades habitacionais do Vida Longa. Isso, no entanto, não aconteceu até agora.

O Em Pauta, questionou o governador Rodrigo Garcia sobre o tema, quando ele esteve em Bragança Paulista na festa da Linguiça, em agosto. Na época a obra estava atrasada em um ano.  “Todo o esforço pra gente retomar obras que param. Muitas vezes a empreiteira ganha a licitação e abandona a obra. Muitas vezes o governo não gosta do serviço e tira a empreiteira. Mas diferente da nossa casa, temos que passar por um processo de licitação, passar por toda uma burocracia pública porque o dinheiro é público. Estamos nos empenhando para concluir rapidamente o Vila Dignidade, assim como outras obras da região”, afirmou.

Em outubro, a Prefeitura de Bragança Paulista, enfim, anunciou que o Consórcio Nova Bragança assumiu e retomou as obras, que segundo a administração estariam “próximas da conclusão”.  Apesar disso, e de 17 idosos já terem sido selecionados, todos continuam aguardando a entrega das obras.

📲Entre no grupo de WhatsApp do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias




 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *