Censo Agro 2017 começa dia 1º de outubro

A partir do dia 1º de outubro, o IBGE irá a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários, aqueles que têm como objetivo a produção, seja para venda (comercialização da produção) ou para subsistência (sustento do produtor ou de sua família) em Bragança Paulista.

O período de duração da pesquisa é de 5 meses, de outubro de 2017 a fevereiro de 2018.

O Censo Agropecuário é uma investigação da estrutura e da produção agrícola, da pecuária, da silvicultura e da aquicultura do país. O resultado mostrará as transformações que ocorreram no ramo agropecuário nos últimos dez anos. O número de estabelecimentos do Censo de 2006 foi de 721.

Para esta nova pesquisa, estimam que gire em torno de mil estabelecimentos.

Os trabalhos de preparação para esta ação já começaram há alguns meses. Os responsáveis pelo IBGE de Bragança Paulista e outros municípios receberam treinamento nacional na cidade de São Pedro, ficando responsáveis por repassar as informações obtidas para a comissão e recenseadores que realizarão as pesquisas de campo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios cedeu um espaço no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) para o treinamento dos recenseadores. Eles receberão, para a coleta de dados, smartphones com as mais modernas técnicas de atualização cartográfica com uso de imagens orbitais e aplicações de tecnologia de geoposicionamento.

Toda essa tecnologia trará benefícios para o recenseador, controle da cobertura territorial, agilidade nas etapas de processamento, análise e divulgação de resultados.

O município contará com um posto de coleta cuja área de trabalho será em 7 cidades (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem).

Para atender as outras cidades, o IBGE abriu um polo provisório na cidade de Socorro, que atenderá mais 4 cidades da região (Pedra Bela, Pinhalzinho, Socorro e Tuiuti).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *