Cesinha Pereira, o bragantino destaque no Rally do Brasil
Cesinha Pereira acumula participações no Rally dos Sertões, Mitsubishi Cup e Campeonato Brasileiro
Natural de Bragança Paulista, César Pereira, mais conhecido como ‘Cesinha’ é navegador de Rally e disputa as principais provas da modalidade espalhadas pelo Brasil.
Sexto colocado no Rally dos Sertões 2024, na categoria UTV Over 45, Cesinha, ao lado do piloto, Edson Silveira, enfrentaram cerca de 3.700km de prova, cruzando alguns estados como: Goiás e Bahia durante uma semana.
NAVEGADOR
No banco do passageiro, o navegador exerce uma função tão importante quanto a do piloto durante as competições.
“O navegador fica no sentado no banco do passageiro e tem a função de orientar o caminho para o piloto através de um livro de bordo, mais conhecido como planilha, onde contém todas as informações necessárias, desde a quilometragem, perigos do percurso e etc”, explicou César.
TRAJETÓRIA
Com cinco participações no Rally dos Sertões, maior das Américas e segundo maior rally do mundo, Cesinha possui uma trajetória de 12 anos envolvido na função de navegador, e uma relação com o off-road que já ultrapassa três décadas.
Influenciado por seu tio, também piloto de Rally, Cesinha apaixonou-se pelo off-road ainda criança, com cerca de 3 anos de idade. Mas a sua primeira competição aconteceu anos mais tarde, somente em 2012, em uma prova de rally solidário, em Atibaia, desde então, nunca mais parou.
CONQUISTAS
Resultados de destaque e alguns pódios no currículo marcam a jornada do navegador bragantino. Vice-campeonato do Rally dos Sertões em 2022, na categoria UTV, Over 45, e 2023 na categoria Super Production, são alguns dos principais. Além disso, Cesinha também é vice-campeão do Mitsubishi Cup, Copa Troller, Campeonato Brasileiro e Paulista da modalidade.
Escolhendo o caminho contrário de muitos, que inicialmente desejam pilotar, o competidor relata que escolheu a navegação por conta de dois fatores. O primeiro é tamanho desafio mental que a navegação impõe, e o segundo é o fato do rally ser um esporte de alto custo, onde os custos geralmente ficam por parte dos pilotos.
“O desafio da navegação é surreal, você precisa estar 100% concentrado para não errar nada. Além disso o rally é um esporte de alto custo, e nesse caso, grande parte deles são custeados pelos pilotos.”
Figurando entre os principais navegadores dos campeonatos em que disputa, Cesinha conta que seu sonho é competir no Rally Dakar, principal competição da modalidade no mundo. Vencer o Sertões e Mitsubishi Cup também estão entre os sonhos do navegador.
OUTRAS MODALIDADES
Além de boa parte da sua vida dedicada ao rally, César também é praticante de outras modalidade e em algumas delas, inclusive instrutor.
“Nem só de rally a gente vive, como um bom amante dos esportes sou praticante de Wakeboard, Judô e Beach Tennis, onde também sou instrutor. Durante a minha vida já fiz natação, tênis e provas no meio equestre. Enfim, não consigo viver sem esporte e sou muito grato aos meus patrocinadores que me ajudam a seguir firme”.
Fotos: Arquivo Pessoal
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky