CIESP de Bragança Paulista celebra avanço da indústria
*Por Rafael Cervone e Luís Bernardino Arnal de Barrio
Bragança Paulista, conhecida pelo excelente clima e por produzir a melhor linguiça do Brasil, tem, muito além disso, uma rica história econômica, na qual a indústria ocupa posição de destaque. A Diretoria Regional do CIESP, que comemora 33 anos em 13 de novembro, tem contribuído bastante para o fomento local do setor e nos demais municípios sob sua jurisdição: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem.
Nesse expressivo grupo de cidades, há 1.873 indústrias de transformação, com destaque para a fabricação de alimentos processados, artigos de vestuário e acessórios, produtos de metal, minerais não metálicos, borracha e material plástico. O setor é responsável pela maior quantidade de empregos formais na região, com 28,5% do total, mantendo 35.683 postos de trabalho (agosto de 2024). Houve crescimento em relação a igual período de 2023, quando eram 1.545 empresas e 33.881 pessoas trabalhando formalmente nas fábricas.
O avanço é mais um motivo para a comemoração do aniversário da Diretoria Regional, que tem feito da integração das indústrias uma alavanca para o fomento da atividade e da economia local. Isso mostra como a soma da força dos mais de oito mil associados do CIESP em todo o Estado de São Paulo nos confere alta representatividade institucional, capacidade de influenciar políticas públicas e mais articulação
para defender o chão de fábrica em todas as instâncias.
Todos ganham com o desenvolvimento do setor, que tem sido importante em termos socioeconômicos para os 502.345 habitantes dos municípios da região de Bragança Paulista, assim como para todos os brasileiros. Por isso, temos batalhado muito para a adoção de programas como a Nova Indústria Brasil (NIB) e Depreciação Acelerada, que podem contribuir para a modernização e aumento da produtividade e competitividade, se forem executados com eficácia. Unidos na entidade que os representa, os industriais paulistas, como na região de Bragança, cumprem com louvor sua missão e compromissos com o progresso de nosso país.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Luís Bernardino Arnal de Barrio é o diretor-titular do CIESP de Bragança Paulista.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky