Coluna da Vanessa Nogueira e a Lei de Incentivo à Cultura

Olá, pessoal! Como passaram a semana ?
Bora para a coluna dessa terça-feira ?
IPTU Bragança Paulista: Uma linha do Tempo que Não É Brincadeira
Linha do tempo dos acontecimentos:
- Dezembro de 2024: Lei é aprovada pela Câmara.
- Janeiro de 2025: Vereadores assumem mandato (25 a 28).
- Fevereiro: Contribuintes recebem os carnês do IPTU 2025.
- Março: Vencimento do IPTU (20/03). A população reage, e o Legislativo, a Sociedade Civil e o Judiciário entram em cena.
- Abril:
– Dia 1º (terça-feira, dia da sessão na Câmara): No “Dia da Mentira”, algumas verdades vêm à tona.
– Dia 2: Comissão de Educação e Cultura “ganha” mais 15 dias para analisar o projeto que visa revogar a Lei de Dezembro/24.
O assunto é sério, mas a forma como as coisas vêm se desenrolando parece, às vezes, roteiro de comédia. Resta saber: no final, quem vai rir por último?
Ainda sobre IPTU, Gênero e Poder:
A última semana foi marcada por debates acalorados, na Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social, vereadores e munícipes se enfrentaram em um embate que expôs não apenas divergências políticas, mas também questões de gênero e representatividade.
As vereadoras Camila Marino e Soninha estiveram no alvo das críticas, levantando um questionamento inevitável: se o presidente da comissão fosse um homem, a estratégia dos demais vereadores e do Executivo seria a mesma? A forma como mulheres no poder são questionadas – muitas vezes com um tom mais agressivo ou deslegitimador – revela um viés que merece reflexão. Quem é mais fácil manipular: o homem, a mulher ou a própria sociedade, que muitas vezes reproduz estereótipos sem perceber?
É fundamental lembrar que, independentemente das posições políticas, o RESPEITO deve guiar o debate público. As “nobres edis”, como todas as lideranças, têm o direito de defender suas convicções sem serem alvo de ataques pessoais. Mas também é preciso reconhecer que, em um momento em que a comunicação é instantânea e tudo fica registrado, a responsabilidade dos eleitos é maior do que nunca.
Numa era em que discursos viram virais em segundos, a clareza e a assertividade nas posições são essenciais. E, mais do que isso, a população precisa lembrar que o voto – a principal ferramenta de mudança – só acontece a cada quatro anos. Enquanto isso, as decisões tomadas hoje, as palavras ditas e os votos dados pelos vereadores ficarão gravados na história.
Que as discussões sobre IPTU e políticas públicas continuem, mas que o respeito e a coerência prevaleçam. Afinal, democracia se faz com debate, mas também com maturidade – e os eleitores estão assistindo.
Câmara vota hoje proibição de fogos de artifício em Bragança
A proposta, do vereador Tião do Fórum, segue determinação do Ministério Público para alinhar a lei municipal (já existente) à estadual, que bane fogos com barulho.
O tema gerou polêmica no início do ano devido a uma comunicação confusa, mas, após ajustes, e esclarecimentos o projeto deve ser aprovado por unanimidade.
Mesmo sem os tradicionais fogos, o Réveillon na cidade pode ficar ainda mais atrativo, com shows de luzes, água dançante, palco flutuante e outras atrações no Lago do Taboão.”
Cultura:
Mais um capítulo da novela “Lei de Incentivo à Cultura: O Enigma do Edital”. Na última segunda-feira (07/04), parte da publicação saiu, mas… alguém entendeu? O texto não bate com o edital original, e a confusão está instalada. Será mais uma polêmica ou só falta de comunicação assertiva na interpretação do Edital por parte do governo?
Enquanto o setor cultural tenta decifrar as regras do jogo, resta torcer para que as falhas (e são graves pois ferem o edital!) sejam corrigidas a tempo de garantir a clareza das ações do executivo junto aos inscritos, sem prejuízo ao pagamentos dos contemplados.
Ahhh, e assim com mais essa chegamos no tão falado e esperado 100 dias de governo…
Não Perca! Eventos, Calendário Cultural e Turísticos IMPERDÍVEIS 
Frio chegou, Diversão também! Conheça os melhores destinos para aquecer o coração (e o corpo!)
O friozinho já deu as caras, e com ele surgem aquelas vontades irresistíveis: renovar o guarda-roupa, saborear um fondue cremoso e curtir uma lareira aconchegante ao lado de quem a gente ama! E a melhor notícia? Nossa região está repleta de opções perfeitas para um final de semana especial – ou até mesmo um bate e volta em família!
De sexta a domingo, cidades como Socorro, Serra Negra, Águas de Lindóia, Monte Sião e até a encantadora Monte Verde estão a todo vapor, prontas para receber visitantes com muita gastronomia, lojinhas charmosas, hotéis aconchegantes e uma programação cultural diversificada – tudo isso com preços acessíveis e até atrações gratuitas!
Que tal fugir da rotina sem enfrentar multidões? Agora é a hora perfeita para visitar esses destinos, já que os feriados prolongados ainda não chegaram. Então, escolha sua cidade preferida, chame a galera e prepare-se para curtir cada detalhe com muito calor humano (e um chocolate quente, é claro!).
Programe-se: O próximo final de semana pode ser a sua mini-viagem dos sonhos!
Quer sugerir pauta? Quer desabafar? Quer elogiar? Estou aqui!
vanessanogueirabp@gmail.com
@VanessaNogueiraBP
Até semana que vem, com mais novidades e boas conversas! Beijo no coração!
*Vanessa Nogueira é Bacharel em Turismo, consultora e sua parceira na construção de uma Bragança melhor.
Para conferir as colunas anteriores clique aqui: https://jornalempauta.com.br/tag/vanessa-nogueira/
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky