Coluna do Marcus Valle e a barraca montada no Lago do Taboão

Coluna do Marcus Valle e a barraca montada no Lago do Taboão

*Por Marcus Valle

Barragem vistoriada

Com a tragédia do Rio Grande do Sul, as pessoas passam a temer mais os eventos catastróficos.

O grupo Chedid ao tentar justificar o atraso (causado pela teimosia em manter um projeto invasivo, com corte de árvores e vegetação) das obras de reparo (que todos concordavam) na barragem do Lago do Orfeu, divulgou que havia riscos daquele lago estourar e causar grande desgraça.

Em função disso muitas pessoas começaram a especular, questionar e temer riscos na comporta do Lago do Taboão (que é muito maior que o do Orfeu), e que evidentemente seria catastrófico se estourasse.

Mas há anos eu tenho indagado à Prefeitura sobre essa barragem, e a informação é que ela está segura e é monitorada constantemente. Na última reunião do CONDEMA isso foi confirmado.

Solicitamos que a administração divulgasse essa informação (de que vistoria com constância a barragem) para evitar boatos, temores e especulações.

Guerra Israel x Hamas

Depois daquele absurdo criminoso, terrorista atentado do Hamas a Israel que matou 1.500 pessoas civis, houve a esperada reação das israelenses.

Mas na reação – que é muito desproporcional e exagerada para a maioria dos países – já morreram 30 mil palestinos (muitas mulheres crianças e civis). Israel perdeu 300 homens nessa guerra, o que mostra a superioridade militar absoluta de suas forças armadas.

Ucrânia

Já a guerra Rússia x Ucrânia se estende por mais de 2 anos.

O presidente da Rússia, Putin, errou a previsão, achou que tomaria o país vizinho em poucos dias, e derrubaria seu governo. Houve a reação e já temos cerca de 700 mil mortes (estimativas) no conflito.

A Ucrânia está semidestruída, e os russos já perderam mais de 300 mil militares.

Não há previsões para o fim da guerra.

Barraca no Lago

Caso inusitado que aconteceu e foi divulgado nas redes sociais, foi a de um cidadão que montou uma barraca nas margens do Lago do Taboão, e que aparentemente praticava atos sexuais no seu interior.

Segundo foi noticiado posteriormente, a pessoa foi identificada, e as providencias legais tomadas.

No entanto, uma barraca ser montada em local de grande frequência, e ficar por tempo considerável, caracteriza enorme falha na fiscalização.

Saúde mental

Sempre alertamos que da pandemia de COVID para cá, piorou muito a saúde mental de boa parte da população. As pessoas se tornaram mais intolerantes, nervosas, aumentou consideravelmente o número de casos de depressão, ansiedade etc. E o poder público (prefeituras etc.) não tem dado a devida atenção (aumentar o atendimento preventivo e de tratamento desses casos). 

Isso também se reflete na questão da segurança pública, com aumento considerável de casos de agressão ou ameaças (a lei Maria da Penha está sendo muito mais utilizada). As brigas e discussões no trânsito, bares, ruas, filas de bancos, repartições públicas, supermercados e comércio são constantes. Nessa semana, uma mera discussão de trânsito causou uma tragédia em Santos, com repercussão nacional.

Tragédia em Santos

Segundo noticiário, em Santos, um senhor de 77 anos, que estava acompanhado do neto de 11, ao atravessar uma faixa de pedestres, se desentendeu com um motorista (39 anos) de um Jeep, que transitava. Não sabemos se ele se apoiou ou bateu no carro, e se proferiu alguma frase ou ofensa. O fato é que o motorista desceu do carro, e teria desferido um chute no peito do idoso (que caiu, ficou desacordado e acabou morrendo).

O agressor foi preso, acusado do crime de “lesão corporal seguida de morte”.

Enfim… um fato trivial, ceifou a vida de um homem, e destruiu a do “agressor”.

Leitesol e Usina

Por várias vezes sugerimos que a famosa Pedra do Leitesol que é protegida por lei, e é uma área interessante para nossa paisagem e meio ambiente, seja utilizada e preservada para um turismo ecológico (acesso para caminhadas, talvez um teleférico?) com o mínimo de intervenção possível.

A ideia é de se garantir uma área de acesso junto aos proprietários (doação ou desapropriação), e de impedir a deterioração no local e imediações.

Outro local que sempre lembramos é a antiga Usina da Mãe dos Homens, que também deve ser preservado e utilizado para turismo sustentável (às margens do rio Jaguari).

Ônibus: de novo

Não sou eu que sou repetitivo… repetitiva é a ineficiência do sistema de transporte coletivo…

Ônibus circulares que quebram, atrasam, reduzem linhas, etc. Os usuários sofrem muito, e as reclamações são constantes, todas semanas recebemos vários protestos.

Compareça

Teremos Mostra Itinerante de Plantas e Aves da Mata Atlântica dia 15 de junho na Praça José Bonifácio, e de 18 a 30 de junho no Museu do Telefone.

Coletivo, Socioambiental, Bragança Mais e Prefeitura Municipal (projeto de galho em galho) são os promotores do evento.

Calçadas no centro

Recebemos justa reclamação de que por ocasião dos enfeites e decorações de Natal fizeram alguns buracos nas calçadas e não procederam aos reparos depois.

Como as calçadas já são problemáticas para os pedestres (desnível, buracos etc.) as chances de acidentes aumentam
É uma falha considerável.

Rápidas

1- Várias obras do município continuam atrasadas. Isso gera desgaste à administração.

2- No grupo Chedid são 5 pré-candidatos que estão sendo pesquisados para cargos majoritários: Marquinho Chedid, Amauri Sodré, Gislene Bueno, Vitor Hugo Chedid e Edmir.

3- Local perigoso: É necessária uma faixa para pedestres em frente ao supermercado Spani, na variante. Muita gente atravessa ali e o risco de atropelamentos é enorme.

Centro de Convenções

Bragança não tem um lugar para reunir grandes eventos, tais como festas, exposições, feiras, etc.

Para isso utiliza e empresta os ginásios de esportes do município.

Além de ocupar indevidamente esses locais nessas datas, normalmente se estraga ou desgasta o piso e outras instalações desses locais esportivos.

Estamos há anos pedindo a construção de um Centro de Convenções, e a proibição de se usar ginásios de esportes para fins indevidos.

Juro que é verdade

Na década de 70 era muito comum os adolescentes irem acampar. Nesses acampamentos, as vezes eles abusavam da bebida.  Certa vez o pai de um desses meninos passou na casa do Marinho, e lhe pediu que ele o guiasse até o sítio onde seu filho estava, pois tinha recebido a notícia que os garotos estavam todos bêbados, aprontando, em plena estrada do bairro.  Segundo Marinho, o pai era daquele tipo SUPERPROTETOR, que nunca achava que o filho estava errado. 

Ao chegar na porteira do sítio, eles se depararam com uma cena notável:   três dos adolescentes estavam nus, pulando na estrada, simulando tocar guitarras numa banda de rock. O quarto menino… o filho do senhor que estava com o Mário….também estava pelado, mas assistia aos colegas sentado numa pedra, na beira da estrada.

Daí o senhor, apontou o filho e disse para o Marinho: – EDUCAÇÃO E BERÇO É TUDO….ELE É O ÚNICO QUE NÃO ESTÁ TOCANDO GUITARRA.

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.


📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *