Coluna do Marcus Valle e a ‘teimosia da administração’
Ônibus
Os ônibus custam R$ 10,50 a passagem, em Bragança Paulista. A Prefeitura subsidia (paga) mais da metade do valor. Mesmo assim os serviços estão muito ruins… é um problema que está se tornando crônico. Até quando?
Lago do Orfeu
O Lago do Orfeu é outro problema que se tornou crônico devido a erros e teimosia da administração municipal. “Todo mundo” concordou que a barragem do Lago tinha que ser reparada e reforçada. Mas isso poderia ser feito com um projeto muito mais simples, barato, e menos invasivo ou impactante à natureza.
Mas a intransigência fez com que o caso fosse à Justiça, e hoje (4 anos depois), o Lago se encontra vazio, a fauna acabou, e todos lamentam a ação e teimosia da administração
Assoreamento no Tanque
Recebemos uma série de reclamações em relação a águas que descem de uma rede de um bairro acima do Tanque do Moinho e que desaguam no lago, logo na divisa do clube (final das quadras de tênis).
Observa-se que muita terra se acumulou no lago, criando assoreamento nesse local.
Noutro dia falaram do cheiro de esgoto nessas águas que vem de cima.
Com a nossa denúncia, prontamente a Secretaria do Meio Ambiente mandou proceder vistoria no local (nessa ocasião não se constatou despejo de esgoto).
Mortes no trânsito
Nas semanas passadas falamos sobre o grande número de mortes no trânsito de Bragança, inclusive nas estradas da região que não receberam atenção do governo estadual.
Nessa semana, mais duas mortes (dessa vez um motociclista na Bragança – Piracaia e um na Bragança – Vargem ). E nada de melhorias… só anúncios.
Já são 12 mortes esse ano (4 meses), 4 na área urbana de Bragança e 8 nas estradas.
Filme
Filme que gerou e gera muita polêmica é Guerra Civil, norte – americano, que traz como autor principal o brasileiro Wagner Moura, e a consagrada Kirsten Dunst.
O filme tem excelente visual, boas músicas, mas é muito violento, e mostra um EUA dividido por uma guerra civil causada por um presidente de ultradireita. É a narração de 2 jornalistas.
Os personagens e o roteiro perdem com diálogos e reações totalmente paradoxais e cenas irreais, o que é um erro enorme. Poderia ser melhor… embora seja muito comentado.
Quem são os candidatos?
Em relação as eleições municipais todas perguntam quem serão os candidatos a prefeito e vice nas próximas eleições em outubro.
Na verdade, existem várias pré-candidatos, tanto na situação ou oposição, e até agosto quando teremos os prazos oficiais é que ocorrerão as definições.
Grupo Chedid
Na situação, Grupo Chedid, não há definição.
São várias as opções. Amauri Sodré, o atual prefeito é um candidato natural, mas nota-se que há outras alternativas. A vereadora Gislene Bueno (Gi Borboleta) está cotada para a chapa como prefeita ou Vice. Marquinho Chedid ao que tudo indica, também se coloca como forte pré-candidato. Fala-se ainda no deputado Edmir Chedid (que teria que deixar ou se licenciar da Assembleia) e no seu filho Vitor Hugo.
Mas… nada está definido.
Oposição
Na oposição há vários pré-candidatos: 1-João Carlos Carvalho; 2-J. Jango, Daniel José (estão unidos); 3- José de Lima e Basílio Zechin (também aliados). Mas tanto a REDE – PSOL, como outros partidos podem lançar candidatos, inclusive o PT.
Também pode haver uma união entre opositores o que aumentaria as chances das candidaturas.
O ex Juiz de Direito, ex-secretário de estado Nagashi Furukawa não será candidato (houve muitos apelos para que fosse), e nessa semana declarou um importantíssimo apoio a José de Lima e Basílio Zechin.
Material escolar
Na semana passada e em outras colunas, discorremos sobre os atrasos na entrega do material escolar para as escolas municipais.
As aulas começaram em 15 de fevereiro e o material não havia sido entregue.
Finalmente, as escolas receberam. Mas, foram mais de 2 meses do início do ano letivo, o que é uma grande falha.
Perfeccionismo gera sérios problemas
Um dos grandes problemas que estão afetando muitas pessoas psicologicamente é o perfeccionismo.
A pressão para ser perfeito começa em casa com os pais, aumenta em escolas competitivas, e atinge seu ápice no trabalho e sua promoção meritocrática, e nas redes sociais.
Resultado: Insegurança, depressão, ansiedade, burnout, baixa autoestima, pensamentos suicidas.
O psicólogo Thomas Curran lançou o livro “A Armadilha da Perfeição”, Cia das Letras, 320 págs. Ed. Foutanar, Tradução Guilherme Miranda.
Juro que é verdade
Final dos anos 70, começo dos 80. Naquela época havia, carros enormes como Galaxie e Dodge Dart, serenatas com violão, rádio patrulha, velório nas casas, rádio vitrolas, e coisas que hoje você não vê mais. E foi nessa época que eu passei um dos maiores micos da minha vida, embora eu, nesse caso, fosse um mero coadjuvante. Estávamos no bar Terraço, quando alguém comentou que queria fazer uma serenata para uma garota…e eu fui junto. Fomos em quatro, o Toninho, o Marcio, eu e o Ivan, que estudava Odonto em Bragança (e que me lembrou desse fato).
Chegamos em frente à casa da menina, era mais de meia noite, os dois, Ivan e Marcio tocavam, e o Toninho (interessado na garota e autor da ideia) cantava com eles. Eu… me limitava a cantar alguns trechos da música: MARIANA….SAI NA JANELA MEU BEM…QUE A SERENATA QUE EU FAÇO…. É PRA VOCÊ E MAIS NINGUÉM. Cantamos umas 4 ou 5 vezes o refrão e …. nada da Mariana sair à janela do sobrado. De repente a garota saiu pela porta da casa acompanhada de uma senhora…ambas chorando…e furiosas. Quase ao mesmo tempo o fusca da polícia (RP) estacionou. Estava começando o velório do pai da moça.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter