Coluna do Marcus Valle e as obras da Arena do Lago e Ponte Japonesa
*Por Marcus Valle
1 – Reclamações de assinantes
Assinantes do jornal Folha de São Paulo edição de papel, reclamam muito da entrega dos exemplares. A cada 10 dias, em pelo menos 2 ou 3, o jornal não é entregue, ou chega em horário atrasado.
São muitos os casos.
Jornais como “Estadão” e “Folha” tinham milhares de assinantes nas décadas de 80 a 2000.
Com a internet foram perdendo os leitores que optaram por outras fontes.
2 – Jornais no Brasil
Os jornalões brasileiros de papel (Folha, Estado de São Paulo, Globo, Zero Hora, etc) diminuíram muito sua tiragem, e também foram para a internet.
Muitos se extinguiram ( Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Folha da Tarde) e outros não tem mais publicação em papel.
Dos que sobraram a Folha de São Paulo é o melhor, abre espaço para todos os lados (direita, esquerda e centro).
Quando os extremistas de esquerda dizem que a Folha é fascista e os de direita a chamam de “Foice de São Paulo”, esse é um sinal que o jornal está no caminho certo.
Descontentar os dois extremos é prova de equilíbrio.
3 – Pouca gente lê
Por falar em leitura, é assustador como os brasileiros não tem esse hábito . Obviamente isso afeta a formação da população. Apenas 16% das pessoas consomem livros. Na população mais rica, 66% não compraram um livro sequer nos últimos 12 meses.
4 – Mulheres
Por causa da falta de estrutura (creches, etc), do fator cultural, há grande disparidades nos países, sobre a participação de mulheres no mercado de trabalho.
Na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Holanda, Finlândia, Estónia, Letônia, Lituânia, Mais de 75% das mulheres entre 20 e 64 anos estão trabalhando no mercado.
Na Itália são apenas 55% (106º colocação no mundo).
No Brasil, que é o 86º colocado no mercado, o índice é de 60%.
5 – Plantas aquáticas
Em Bragança temos visto nos lagos das áreas urbanas (Taboão, Moinho, entre outros) e rural, além de no rio Jaguari, a proliferação (aumento enorme) de plantas aquáticas.
Conforme nos explicou o engenheiro Júlio Lopes, que é especializado no tema, Essas plantas em quantidade razoável são benéficas aos corpos hídricos (rios e lagos).
Mas ele explica que quando elas estão proliferando, se reproduzindo e aumentando em tempo anormal, é sinal de poluição (eutrofização).
E nesses casos, de proliferação, não adianta só retirar as plantas (elas voltam em pouco tempo). O ideal é evitar as causas (fontes poluidoras, esgoto, dejetos, etc), ou fazer um tratamento com técnica nas plantas para que elas não voltem a proliferar.
6 – Queda de energia
Nas últimas semanas tivemos em Bragança em vários bairros (zona norte, sul, leste, oeste) muitas reclamações sobre queda de energia elétrica. Isso causa além de desconforto, prejuízos às pessoas (desligamento de geladeiras, perda de produtos, etc).
Seria bom que a ENERGISA explicasse o que está acontecendo, e procurasse avisar as pessoas dessas ocorrências. E… obviamente resolvesse rapidamente os problemas, e indenizasse os prejuízos causados ( e que fossem comprovados).
7 – Arena do Lago do Taboão
Depois de um ano fechada a Arena do Taboão foi reaberta para os shows de fim de ano. Mas, não foram feitas as obras de cobertura. Aliás, no ano que ficou fechada, quase nada foi feito lá.
8 – Muitos pedintes
É notável o número de pessoas que pedem dinheiro e ajuda, nas ruas da cidade . Seja no centro, nas imediações do Lago do Taboão, nas ruas comerciais (Cel Teofilo Leme, Pires Pimentel, etc), toda vez que ando por lá sou abordado várias vezes por pessoas pedindo ajuda financeira. No semáforo, perto de farmácias, também isso é costume. Mesmo havendo os “pedintes profissionais”, há um inegável problema social, que o município deve enfrentar, não com repressão, mas com empatia.
9 – Candidato
Marco Chedid, por comentários que ouvimos, pretende ser candidato a prefeito. Se não for o indicado pelo grupo da atual administração (que tem Amauri, Gi e Vitor Hugo como possíveis opções),pode sair com chapa independente.
10 – Grandes anúncios
Prefeitura anuncia a inauguração da ponte japonesa no lago do Taboão ( um ano atrasada). Também anuncia e comemora novas reformas na Praça do Matadouro. Uau.
11- Saúde Mental e Dengue
Prefeitura precisa intensificar trabalho no setor de saúde…na questão da Dengue ( tivemos e temos vários casos em Braganca).
Também a Saúde Mental é um grave problema. Aumentaram em muito as ocorrências de depressão, ansiedade, pânico, burnout etc.
São dois focos em que sentimos a necessidade urgente de uma atuação maior.
JURO QUE É VERDADE
Certa vez, dei um fora muito comum: perguntei a uma senhora sobre o marido dela, e resposta foi uma avalanche:
AQUELE SEM VERGONHA ME LARGOU DEPOIS DE 23 ANOS DE CASAMENTO
….POR CAUSA DE UMA SAFADA QUE PODIA SER FILHA DELE…, DE 25 ANOS.
Semanas depois, o ex-marido foi ao meu escritório, e eu contei a ele que havia dado essa gafe. Brinquei:
ARRUMOU UMA MENINA NOVA HEM !
O cara, que era formal, se sentiu na obrigação de me explicar, e iniciou um discurso sério e emocionado:
- MARCUS: O SR. SABE QUE EU TENHO 3 EMPREGOS E SEMPRE LUTEI PARA MANTER MINHA FAMÍLIA. EM TODOS ESSES ANOS DE CASADO,EU SEMPRE FUI FIEL À MINHA ESPOSA.
Dai ele fez uma pausa, e disse uma coisa aparentemente sem nexo:
EU SEMPRE GOSTEI DAQUELA BEBIDA VERMELHA…..CAMPARI.
Fiquei perplexo, mas ele completou, com voz emocionada:
NOS MEUS 23 ANOS DE CASAMENTO…EU SEMPRE CHEGAVA À NOITE….
CANSADO.
Levantando a voz…indignado,deu um tapa na minha mesa, e completou:
E NUNCA…NUNCA…NEM SÓ POR UMA VEZ..EM 23 ANOS, A MINHA ESPOSA ME ESPEROU COM UM CAMPARI NAS MÃOS.
Ante argumento tão irrefutável e consistente, me calei, mas pensei;
O ÁLCOOL JÁ DESTRUIU MUITAS FAMÍLIAS,MAS A FALTA DELE ( especialmente Campari) TAMBÈM PODE DESTRUIR.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter