Coluna do Tárcio Cacossi e a vitória do Red Bull Bragantino

*Por Tárcio Cacossi
VITÓRIA PARA TRAZER CONFIANÇA
Depois de atuações marcadas negativamente nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, contra Ceará e Fluminense, a primeira por displicência ao se impor dentro de casa, levando dois gols em apenas 23 minutos de jogo, e a segunda por falta de concentração para assegurar o empate fora de casa, tomando o gol da derrota já nos acréscimos, o Red Bull Bragantino venceu o Botafogo com uma performance condizente às premissas da marca.
Isto é, desde os primeiros minutos o time foi intenso e agressivo tanto para atacar quanto para defender. Com troca rápida de passes e muita movimentação, chegava bem à frente e começava a se defender já no campo de ataque, pressionando a defesa adversária e procurando retomar a posse de bola o quanto antes possível. Assim, conseguiu marcar o gol da vitória logo aos 5 minutos, quando Jhon Jhon bateu escanteio pela direita, recebeu de volta de Juninho Capixaba, invadiu a área e cruzou rasteiro para Sasha marcar.
Conforme destacou o técnico Fernando Seabra na entrevista coletiva, a jogada vinha sendo ensaiada há algum tempo e surtiu efeito. Méritos também para o treinador ao reconhecer que a equipe não poderia ter perdido daquela forma para o Fluminense, mas extrair pontos positivos daquela atuação, uma vez que até tomar aquele gol nos últimos minutos a equipe teve um comportamento exemplar, diante de um forte adversário, a exemplo do Botafogo. Dessa forma, o time trabalhou ao longo da semana para conseguir atuar de igual para igual.
Naturalmente, o Botafogo partiu para cima com praticamente cinco atacantes nos minutos finais, mas a defesa, dessa vez, soube neutralizar os espaços e suportar a pressão e mesmo quando não foi possível, o goleiro Cleiton, mais uma vez, salvou o time.
Apesar da boa atuação contra o atual campeão brasileiro e da Libertadores, é preciso ressaltar que em outras oportunidades contra fortes equipes, o Bragantino já conseguiu realizar grandes partidas, mas decepcionou contra equipes limitadas.
Que na maior parte dos jogos possa prevalecer esse nível para que o time não corra riscos novamente e possa ter mais ambição!
DECADÊNCIA X ESPERANÇA
O Brasil é o único país no mundo em que a principal esperança de sua seleção é um jogador em clara decadência. Muito difícil apontar qual foi a última atuação de Neymar num nível para se afirmar ser um jogador decisivo numa Copa do Mundo.
Em seu retorno ao Santos no último domingo, contra o Fluminense, após se recuperar de lesão, ficou claro que se quiser fazer alguma diferença vai ter que evoluir muito ainda fisicamente, como já disse publicamente Jorge Jesus, seu ex-técnico no Al Hilal-ARA, e mais cotado para assumir a seleção brasileira.
Se o português, de fato, se tornar o primeiro treinador estrangeiro do Brasil, não cometerá o mesmo erro dos anteriores, ou seja, ficar refém de um jogador em decadência e que ultimamente tem sido mais um produto de marketing que um atleta profissional.
ARROGÂNCIA E INCOMPETÊNCIA
Ainda falando em Santos, o time do Rei Pelé completou 111 anos nesta segunda-feira (14) sem ter muito o que comemorar. Além de ver seu principal astro do momento longe de ser capaz de fazer a diferença, demitiu o técnico Pedro Caixinha.
Embora inocentemente alguns cronistas esportivos da chamada “grande imprensa” tenham avaliado de forma positiva a contratação do português pelo clube de Baixada Santista, para nós, de Bragança Paulista, em nada surpreende essa demissão do ex-comandante do Bragantino.
Primeiro pela arrogância do treinador – que tirou o corpo fora ao avaliar a atuação do time no RJ e colocar a culpa somente nos jogadores pelo fato de o time não dar a resposta dentro de campo após uma semana para treinamentos – e segundo pela falta de capacidade do treinador, em si, na parte defensiva, já que suas equipes deixam muitos buracos na defesa e marcam mal na bola parada.
COPA BRAGANÇA
Numa final inédita, entre duas equipes do mesmo bairro, Penha e Real Penha decidiram o título da Copa Bragança. O Penha venceu por 2 a 1 e confirmou o título de forma invicta. Parabéns ao Penha!
ATLETISMO
Bragança Paulista foi sede do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23, que ocorreu entre sexta-feira (11) e domingo (13), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), no bairro do Campo Novo.
O município foi representado pelos atletas Guilherme Matheus Leme na prova de 1.500 metros rasos; Beatriz Barbosa nos 200 metros rasos; Kamilly Fernanda Campelo, nos 100 metros sobre barreiras; Marina Fernandes nos 400 metros sobre barreiras e Júlia de Fátima no lançamento de disco. Segundo a Prefeitura, todos os atletas bragantinos participantes pertencem à escolinha de atletismo da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL).
Ter o CNDA em Bragança Paulista é um privilégio. Que possamos ter uma participação cada vez maior dos jovens do município na modalidade e que a população prestigie mais as competições no local.
Contato: tarciocacossi@gmail.com
*Tárcio Cacossi, é jornalista, com MBA em Gestão e Marketing Esportivo. Atua como comentarista da Bragança FM.
Clique aqui para conferir as colunas anteriores de Tárcio Cacossi.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky