Coluna Marcus Valle e a postura da administração sobre obras atrasadas

Coluna Marcus Valle e a postura da administração sobre obras atrasadas

*Por Marcus Valle

ABCC 20 anos

A ABCC que faz um excelente trabalho, completou 20 anos de atividade.

É uma entidade séria, muito importante na área de saúde. Faço questão de registrar minhas homenagens a todos a equipe e diretoria da ABCC, em especial, minha prima Rita Valle, que sempre capitaneou essa entidade.

Febre maculosa

Com a divulgação de que existem suspeitas de casas de febre maculosa em Bragança Paulista, verdadeiro apavoramento tomou conta de muitas pessoas.
Em locais onde há capivaras, (loteamentos fechados com lagos, também) as pessoas pedem a imediata remoção desses animais. Há uma sentença da Justiça Federal permitindo tal remoção.

Mas é bom que se esclareça:

1- A febre maculosa tem altissima taxa de letalidade mas é raríssima.

2- O transmissor, carrapato estrela, tem que estar contaminado, o que também é raríssimo.

3- Embora as capivaras sejam as principais hospedeiras desse carrapato, outros animais (cavalos, bois, gambas, coelhos e até cães podem ter o carrapato).
Seria fundamental que a Prefeitura tomasse as medidas necessárias, e fizesse um esclarecimento para tranquilizar a população.

Basquete

A Copa do Mundo de Basquete masculino está ocorrendo, com transmissão pela TV. 

O Brasil – que tem chances limitadíssimas de obter o título, passou de fase e está entre os 16 melhores.

Centro de Convenções

Bragança se ressente de um local tipo Centro de Convenções para promover (e ceder a entidades) a realização de eventos.

Infelizmente nossos Ginásios de Esportes são utilizados para essas atividades (causando danos ao piso e instalações e ocupando tempo e espaço que deveriam ser utilizados em atividades esportivas).

Temas técnicos (e não políticos)

Várias discussões jurídicas têm ocupado a mídia atualmente. Questão da descriminalização do uso de drogas (dá para debater muito, elencando razões múltiplas a favor e contra), possibilidade das guardas municipais agirem como polícia (foi decidido favoravelmente por 6 x 5), são temas técnicos que não devem ser analisados de forma política ou emocional.

Nova empresa anunciada

Prefeitura anuncia possível vinda e implantação de uma multinacional japonesa em nosso município. Isso, se concretizado, será excelente, merece parabéns.

Conforme já expusemos anteriormente nessa coluna, Bragança (e outros municípios paulistas) tem dificuldade em concorrer com Extrema – MG, que tem ótima localização, e uma legislação fiscal estadual mais atraente, além de política de atração de empreendimentos sem grandes burocracias.

Portanto, é importante atrairmos empreendedores para nosso município, é claro que seguindo toda a legislação, mas procurando atenuar eventuais dificuldade burocráticas e outros entraves (de atendimento, comunicação etc.).

A resposta da administração na mídia…

Como é fato notório, mesmo sem qualquer questionamento jurídico, a Prefeitura Municipal se atrapalhou com uma série (15, pelo menos) de obras que ficaram paralisadas ou se atrasaram (praças centrais, ponte e arena no Lago do Taboão, escolas, locais de esporte, na área de saúde etc.).

E outras obras/ ou atividades tiveram previsíveis problemas jurídicos – inclusive previstos por questionados anteriormente – em relação a contrato com empresa de ônibus, barragem no Lago do Orfeu, e da chamada PERIMETRAL.

Ora… eles se atrapalham sozinhos. Quando questionados pelo Ministério Público (que tem essa função) e pelos então vereadores (Marcus Valle e Basílio) no episódio do Lago do Orfeu, do Quique Brown no caso da Perimetral, a Prefeitura insistiu em fazer as coisas sem maiores esclarecimentos. Depois, querer culpar promotores de justiça e a nós pelos custos que serão maiores (anos depois das trapalhadas) … é o fim da picada!

Seria como culpar, pela pneumonia, o médico… que constatou que a pessoa ficaria gripada se saísse na chuva.

A culpa é do mensageiro

Sem que houvesse qualquer impedimento ou questão judicial, a Prefeitura se atrapalhou sozinha em várias obras contratadas e não concluídas.

Uma pequena ponte no Lago do Taboão levou mais de um ano par ser concluída (e naturalmente ficará mais cara).

Portanto, quando a municipalidade através de alguns de seus agentes fica divulgando na imprensa que por causa de promotores de justiça, de vereadores que questionaram (e antes avisaram) sobre possíveis problemas (Lago do Orfeu) e afirmam que os “fiscalizadores” causaram prejuízos ao município, isso é paradoxal e obviamente beira ao ridículo.

Isso lembra uma história antiga quando um rei, ao ser avisado alertado que as tropas inimigas se aproximavam para atacar seu território, mandou imediatamente executar o mensageiro (que deu a notícia).

Pesquisa sobre torcidas

Interessante a pesquisa sobre torcidas de times de futebol no Brasil (pessoas com 16 anos ou mais de idade).

São 16 clubes que tem índices iguais ou acima de 1%, que significa 1,5 milhões de torcedores.

Eis as 16 principais torcidas.

1º Flamengo 21,0 %; 2º Corinthians 15%; 3º São Paulo e Palmeiras 7,0%; 5º Cruzeiro, Vasco e Grêmio 4%; 8%) Santos 3%; 9º) Botafogo, Fluminense, Atlético MG – Inter, Bahia 2%; 13º) Sport, Vitória e Fortaleza 1%, outros 5,0%; nenhum 17%.

Bragantino, Santa Cruz, América MG, Goiás, Ceará, Portuguesa, Atlético PR, Curitiba, (e outros) que no total somam 5%, tem índices inferiores a 1% que repita-se, significa 1,5 milhões. Cada 0,1% representa 150 mil torcedores.

Ônibus: continuam os problemas

Continuam reclamações sobre a qualidade dos serviços dos ônibus circulares que operam em Bragança Paulista. O problema está se tornando crônico (assunto está judicializado, discussão sobre a licitação, investimentos etc.).

Juro que é verdade

Anos 80. O meu amigo, saudoso empresário Toninho Catapano, famoso por aprontar, era extremamente polêmico e gozador. Certa vez pegou seu fusquinha e em companhia de 3 amigos foi para o Rio de Janeiro.

Passando na primeira praia que viu, parou o carro, abordou 2 surfistas, e caprichando na pronúncia bem caipira, perguntou onde era a famosa praia do COELHÃO. Os surfistas começaram a rir e Toninho insistia dizendo que era do interior de São Paulo e lá todos falavam dessa praia. Os surfistas tirando o maior sarro, disseram… 

AQUI NÃO TEM COELHÃO, CARA, TEM COPACABANA, LEME, ARPOADOR IPANEMA, LEBLON. Toninho deu um grito e falou: É ESSA…….. COELHÂO, LEBRÃO….É A MESMA COISA.

Um dos surfistas irritado…deu uma pranchada no carro do Toninho.

 

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *