Coluna Marcus Valle e os candidatos a prefeito de Bragança Paulista
Quem são os candidatos?
Muitas especulações, boatos, informações e desinformações sobre os possíveis candidatos a prefeito e vice, nas próximas eleições.
Ouve-se de tudo: “fulano não pode porque é impedido legalmente”, “sicrano vai perder o partido e não será escolhido”, “há brigas internas na situação e oposição” etc.
O fato é que existem vários nomes cotados para candidatos da situação e oposição, e é “normal” essa guerra de “informações”.
Acredito que no mês de Março, as coisas vão se afunilar, e teremos algo mais concreto, menos indefinido.
Enquanto isso continuam as especulações de nomes.
Pela situação fala-se em: Amauri, Gi, Victor Hugo, Marquinho Chedid, e até no deputado Edmir para prefeito.
Na oposição quem está se movimentando mais com partidos e aliados são: João Carlos Carvalho, Basílio Zechin, Daniel José e José de Lima. Jango e Gustavo Sartoti tem história e também são citados. Nagashi Furukawa, nome muito bem aceito, declinou, disse não ter esse objetivo.
Dr. Cesar, Mauro Moreira, Juliana Magrini, Renato Frangini, são citados como eventuais candidatos, ou, vices.
À esquerda e direita falam em Dal Alessandri, Fred Zenorini, e no Coronel Américo.
Enfim… ainda não há nada definido.
Trânsito
Trânsito em Bragança continua ruim, moroso e perigoso. Muitas multas (radares e zona azul), e muitos acidentes graves.
De vítimas fatais nesse início de ano me lembro de 3 (um motociclista, um pedestre (atropelado), e uma passageira de carro que colidiu. Vários feridos e muita reclamação.
Plantas proliferando – eutrofização
Temos alertado e mostrado a situação dos lagos urbanos (Taboão – Moinho – Hípica etc.) onde estão proliferando plantas aquáticas. No rio Jaguari, também.
Um pouco delas seria bom, mas quando há grande e rápida multiplicação é sinal que temos poluição e acontece o processo de EUTROFIZAÇÃO (perda de oxigênio).
Retirar as plantas é necessário, mas é um mero paliativo (elas voltarão a crescer em pouco tempo).
O correto é conter as fontes poluidoras, ou, se isso for impossível, tratar as plantas com técnica para que não reproduzam.
Celular nas escolas
Assunto polemico é a questão do uso de celulares em sala de aula. Nas provas e exames é proibido, obviamente.
Muitos municípios estão fazendo lei proibindo que os alunos usem (e portem) celular no horário das aulas.
Várias escolas particulares estão adotando essa medida.
Os motivos alegados são:
- Muitos se distraem, usando os aparelhos para fazer jogos, passar e receber mensagens, e consequentemente não aproveitam e atrapalham as aulas;
- Fazem filmagens e gravações das aulas, que podem ser parciais e fora do contexto, causando sérios problemas.
Mas há o outro lado, que também tem argumentos:
- Há como coletar (e conferir) dados técnicos sobre a matéria;
- Pode haver situações de urgência.
Celular nas escolas
Como professor universitário dei aulas durante mais de 30 anos, e nunca mais tive problemas, embora de uns anos para cá a situação tenha mudado muito. Alguns alunos pediam para gravar a aula e eu autorizava, explicando e confiando que não haveria deturpações ou nada fora do contexto.
Mas eram alunos de curso superior, e com crianças e adolescentes o perfil é totalmente diferente.
Creio que deve ser bem estudada essa questão, com determinação equilibrada e bem regrada (exceções etc.).
Uso ilegal das redes sociais
Temos debatido muito aqui sobre o uso (adequado, inadequado, legal e ilegal) das redes sociais. Há muitos casos em que as pessoas cometem crimes e ilícitos, achando que estão usando do livre direito de expressão, e não é.
Cobrar dividas, contar intimidades sexuais, adjetivar e ridicularizar pessoas, fazer prejulgamentos e divulgar casos da justiça etc. são os casos mais comuns que geram processos penais e indenizações por dano moral.
Brincadeira que pode gerar problemas
É muito comum… em vários municípios, as pessoas organizarem e divulgares listas dos “mais feios”, “mais chatos”, “mais loucos”, “mais fascistas”, “mais comunistas”, “mais pão duros” etc.
Essas listas vão passando em grupos de zap e outros aplicativos, e as vezes até são publicadas na rede.
É obvio que muitos se “divertem” com essas listas, mas obviamente quem consta nelas não, podendo se sentir exposto, e ou, ofendido, ridicularizado.
Dependendo do caso concreto, não só os que elaboram a lista, mas todos que a repassaram e comentaram, podem estar sujeitos a processo de crimes contra honra, e “danos morais”.
Juro que é verdade
Final dos anos 70, na Globo tinha acabado uma novela, chamada “O Astro”, onde Francisco Cuoco fazia o papel de um bruxo, com poderes paranormais, de nome Herculano Quintanilha.
Em Bragança tinha um bar chamado PUB (na rua atrás do Literário), que era de dois irmãos, Artur e Vitor. O Artur era um gozador e certa vez combinou algo comigo.
O bar era escuro (meia luz) e ele amarrou linhas de pesca (invisíveis) em três garrafas que estavam na prateleira, vários metros antes da mesa.
Quando chegou um grupo de garotas ele começou a falar para elas, de um amigo que tinha poderes mentais de telecinesia, iguais ao do bruxo Herculano. Apontou para a mesa onde eu estava e disse: – É O MARCUS, MAS ELE NÃO GOSTA QUE CONTEM. ELE MOVE OBJETOS COM A MENTE.
Me chamou, e eu me mostrei indignado, disse que não gostava de exibições, e só depois de muita insistência do Artur, reforçada pelas garotas, eu topei.
Concentrei numa garrafa, estendi as mãos e disse: “AGORA”… e a garrafa se espatifou no chão.
Fiz mais duas vezes seguidas, e as outras duas garrafas caíram. Eu disse que estava esgotado e pedi para ir ao banheiro.
Fiquei com fama de bruxo.
Anos depois apareceu o livro e filme Carrie… A estranha, onde a personagem tinha poderes enormes de telecinesia, atirando carros, derrubando paredes etc.
Alguém lembrou da minha performance no PUB e já fez gozação: Tem Carrie a estranha, e Marcus o esquisito.
Eu preferiria, o excêntrico, mas…
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter