Coluna Marcus Valle e os rumores de que Marquinho Chedid é candidato a prefeito
Curso de vereadores
Como teremos eleições municipais no ano que vem, seria bom que a Câmara promovesse mais uma vez o curso de formação de vereadores.
É importante que as pessoas saibam as verdadeiras funções e atribuições dos vereadores (legislar, fiscalizar e sugerir), já que boa parte da população não tem essa noção, e confunde com atividades do Poder Executivo.
E os eventuais pré-candidatos a vereador podem fazer o curso.
Época de incêndios
Nesses dias choveu bastante, mas teremos logo a época das secas. E nessa fase, um problema constante são as queimadas que ocorrem tanto na zona urbana (limpeza errada de terrenos), como na rural.
É necessária campanha preventiva, mostrar que o uso de fogo constitui crime, ilícito civil (gera indenização) e administrativo (gera multas etc).
Também é fundamental organizar o atendimento (plantão), e combate aos focos de incêndio, que muitas vezes ocorrem concomitantemente (ao mesmo tempo), e em dias e horários complicados (fins de semana, no período noturno).
Lago do Orfeu
Em relação ao lago do Orfeu que está esvaziado quase totalmente, a reforma da barragem está se iniciando.
Não vem ao caso discutir mais a questão judicial, e esperamos que a obra seja feita com o menor dano possível, e o que é o principal, sem grandes atrasos.
Meio Ambiente
A Febraban – entidade dos bancos – anunciou que frigoríficos que adquirem gado de criadores que tem histórico de destruição de meio-ambiente (queimadas, desmatamento etc.) não receberão financiamentos (empréstimos) bancários.
É só um anúncio? Dá para aplicar?
Questão técnica?
Eduardo Cunha foi inocentado por 3 votos contra 2, pelo STF. O interessante é que dos 3 votos, 2 são dos ministros nomeados por Bolsonaro (Kassio e André) e um de Gilmar Mendes (anti bolsonarista ferrenho). As militâncias políticas ficaram perplexas.
O que se vê é que os exageros da “Lavajato” são repudiados pelos extremos, até por uma questão pragmática.
Eleições: Poderia mudar tudo
Em relação as eleições municipais do ano que vem, temos manifestado que o grupo Chedid ainda é muito forte, e só uma união da oposição, (sem grandes divisões) poderá eleger candidatos majoritários.
Mas há comentários (boatos) que Marquinho Chedid poderia ser pré-candidato, não pelo grupo da atual situação, mas independente.
Se isso for fato, mudaria muito o quadro atual.
Ele tem recursos e força política, e certamente tiraria votos do grupo situacionista. Mas, certamente também tiraria da oposição (e por razões obvias, não seria nome que uniria os opositores da atual administração).
Teríamos uma mudança radical no quadro, e nas previsões que atualmente são feitas.
Religião em Bragança
Segundo uma pesquisa recente que tive oportunidade de ver, em Bragança, no que se refere a religião, temos os seguintes dados:
Católicos 52%, Evangélicos 29,9% (sendo 19,6 Pentecostais e 10,6 de Protestantes), Sem Crença 12,3%, e Outras 5,5%.
Deputado teve alta
Foi anunciado que após 2 meses de internação em virtude de um AVC, o deputado estadual Edmir Chedid, felizmente recebeu alta na última quinta-Feira.
Deverá ir retomando suas atividades, evidentemente com cuidados e reduzindo, pelo menos por enquanto, seu ritmo de trabalho.
Centro
Continuam as reclamações insistentes e justas sobre a frustrada e atrasada reforma da Praça José Bonifácio.
Anunciou-se que as obras serão retomadas.
Porém, todos se preocupam que isso possa demorar muito.
Conforme já manifestamos, a maioria dos comerciantes e prestadores de serviços das proximidades, tiveram queda de faturamento que variam de 20 a 40%.
Obvio que estejam preocupadíssimos com o tempo das obras, e, o que é pior, se também vão insistir em reformar a Praça Raul Leme.
Zona Azul
Em relação a zona azul há sérios problemas:
É implantada em vários locais onde não haveria necessidade (com efeito contrário já que se cria zonas mortas e multas).
Falta tolerância já que por algumas vezes, a internet não funciona e as pessoas são multadas (minutos após estacionar).
Juro que é verdade
O Junior era veterano, solteiro, na meia-idade, e um amigo, casado, lhe falava sempre de uma estudante de medicina, que achava linda, e que se fosse solteiro iria investir nela.
O cara falou umas 3 vezes, e o Junior ficou curioso, mas não ligou muito.
Uma tarde ele estava nas margens do Lago do Taboão, de moto (estava parado), quando o amigo passou de carro, estacionou e disse: -a garota linda está só com uma amiga no bar “Costelinha” (que ficava onde hoje é o restaurante Mirante e a Casa do Mel).
Vá ver! Da para você tentar conhecer.
O Junior foi conferir.
Chegou próximo ao bar, acelerando a moto, mas como era “meio barbeiro”, o veículo escorregou nuns pedriscos que tinha na pista, e ele caiu, bem na frente das 2 garotas.
O pior é que ele ficou preso, não conseguia sair, a perna sob o veículo. As meninas tentando levantar a moto, o que só conseguiram com a ajuda do garçom.
E ainda para aumentar e completar, a humilhação, a garota bonita perguntou inocentemente: –Nossa!… O senhor se machucou?
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter