Coluna Marcus Valle: Reclamações gerais sobre ônibus circulares
1-Golpes
Na internet existem muitos golpistas agindo.
Num momento, em que há muitas pessoas em dificuldades, extremamente carentes, criminosos se aproveitam da vulnerabilidade dessas vítimas.
Toda semana sou consultado sobre esse tipo de ocorrência.
Os mais comuns:
I- A pessoa compra objetos, ou mercadorias (novas ou usadas) de “vendedores desconhecidos”. Normalmente, o preço barato atrai os compradores.
II- Pessoas fornecem senhas bancárias, dados pessoais (CPF, RG, etc.) aos golpistas que se apresentam com falsa identidade. O resultado é terrível (limpam contas bancárias, ou abrem contas em nome das vítimas para aplicar outros golpes.
III- Homens ou mulheres carentes passam a ter conversas “intimas e picantes” com alguém que as contatou na internet. Depois disso, vem uma chantagem ou uma extorsão, para não se divulgar ou denunciar essas “conversas”.
IV- Homens, e as vezes mulheres, combinam encontros sociais e, ou, sexuais, com pessoas desconhecidas (o perfil é aparentemente atraente).
O resultado é trágico (extorsão, violência ou roubos).
Nota-se que as “vítimas” muitas vezes, de meia idade e idosos, estão carentes, ou acham estar fazendo um excelente negócio.
Mas, como diz o velho ditado: – quando a esmola é muita, até o santo deve desconfiar.
Fica muito difícil localizar os golpistas, e recuperar o dano.
2-Trânsito
O Trânsito em Bragança Paulista está terrível, engarrafado, sem estacionamentos nas ruas, com excesso de zona azul, muitos acidentes graves etc. Um simples reparo de via, complica tudo.
Algo precisa ser feito para minimizar os problemas. Temos 120 mil veículos emplacados aqui, com uma topografia acidentada, vias antigas e sem possibilidade de ampliação.
3-Ônibus: Bagunça
Reclamações gerais sobre os ônibus circulares.
Muita gente faltando ou atrasando no trabalho.
Os veículos não têm segurança e conforto, chegando a chover dentro de alguns deles.
É um absurdo o que acontece. O duro é que a questão de nova licitação está na justiça.
4-Atrasos constantes
Obras atrasadas se tornaram uma regra, uma constante em nossa cidade. E não se diga que é por causa das chuvas, pois isso seria previsível, e a delonga é de meses, as vezes fazem até aniversario de 1, 2 anos.
Reforma das praças centrais, obras no entorno do Lago do Taboão, construção de creches, pavimentação de diversas vias públicas, são exemplos notáveis.
A Prefeitura tomou uma providência “ridícula” para “resolver”? Ou esconder? A situação. Mandou cobrir as datas de execução previstas nas placas das obras.
5-Acidente horrível
Uma terrível desgraça vitimou uma mulher grávida, que acabou falecendo quando a moto que a conduzia (ela estava na garupa) foi atingida por uma bola que veio de uma quadra de esportes, (que tinha um buraco no alambrado).
Embora não conheça os detalhes do caso, à primeira vista, nos parece que nem o motociclista (a não ser que haja algum ato imperito ou imprudente que desconhecemos), nem a pessoa que chutou a bola, tenha culpa pela tragédia.
A responsabilidade seria, a grosso modo, de quem não arrumou o alambrado, já que pelo fato da quadra ficar próximo à via pública, evidentemente deveria se prever a possibilidade de gerar algum acidente.
6-Direito
Muitas vezes as pessoas, por desconhecimento ou intencionalmente, exageram nas manifestações nas redes sociais.
Como advogado observo as ilegalidades mais comuns, que podem gerar processos e punições tanto na área criminal, como na cível, gerando obrigação de indenizar.
I-Criticar ou opinar sobre agentes públicos é um direito, mas não adjetivar, xingar,
II-Cobrar dívidas ou chamar alguém de caloteiro ou mau pagador, mesmo que exista a dívida
III- Expor imagens de pessoas, sem autorização, e sem interesse público
IV- Publicar fotos íntimas de outrem, com quem se relacionou amorosamente.
V- Publicar ou divulgar imagens sexuais de crianças ou adolescentes.
VI- Fazer reclamações improcedentes ou inverídicas contra empresas ou profissionais.
VII- Publicar notícias falsas sobre assuntos relevantes, que possam gerar desinformação ou alarme.
VIII- Publicar ou divulgar textos com conteúdo racista.
IX- Incentivar violência, linchamentos ou agressões, mesmo à pessoas envolvidas em possíveis crimes.
X- Discutir casos e rivalidades amorosas, invadindo a privacidade de outrem
ESSES SÃO OS MAIS COMUNS.
7- Rápidas
I-Caminhões continuam captando água no tanque do moinho. A lei proíbe tal prática. No mercado normal, a água que cabe no caminhão pipa custa de 500 a 1.000 reais.
II- No Brasil temos 562.229 médicos inscritos no CRM, o que da uma taxa de 2,60 profissionais por mil habitantes. Porem a distribuição dos médicos é desigual em nosso país, oscila de 5,53 por mil no distrito federal até 1,20 no Acre e no Pará.
8- Juro que é verdade
Nas eleições, os candidatos recebem “pedidos pessoais” diversos, alguns totalmente despropositados e absurdos. Mesmo o candidato explicando que a lei não permite esses favores, alguns insistem.
Me lembro de um cidadão que me fez uma oferta maravilhosa: ele ia promover um baile, onde iriam umas 500 pessoas, e eu seria o único candidato presente. Só teria que pagar os músicos, o aluguel do salão e os convites. Outro queria que eu trocasse o motor do carro dele…e disse: –EU TENHO MIL VOTOS NA MÃO.
Não aguentei e respondi: –SAIA CANDIDATO….COM ESSES MIL VOTOS VOCÊ SE ELEGE, E ATÉ COMPRA UM CARRO NOVO.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter