Conduta de torcedor em jogo da Copa do Brasil será apurada
Um ato de xenofobia foi denunciado nas redes sociais do time do Sousa-PB, que enfrentou o Red Bull Bragantino pela Copa do Brasil em Bragança Paulista, na noite de terça-feira (21).
De acordo com a denúncia, jogadores e comissão técnica do time visitante foram chamados de “rapadura” por alguns torcedores do Bragantino, que encontravam-se no setor do poleiro (arquibancada preta).
“Infelizmente, mais uma vez, sofremos com episódios de xenofobia que não condizem com o mundo atual e sabemos que não refletem o pensamento do povo de Bragança Paulista. E do nome da nossa Paraíba, da nossa rapadura, a melhor do Brasil, a gente tem é muito orgulho”, publicou o Sousa em suas mídias sociais.
No episódio, o preparador físico respondeu ao torcedor: “Deixe de preconceito, cara. Tudo é Brasil. A Paraíba é Brasil”.
Nesta quarta-feira (22) o Red Bull Bragantino também se posicionou e afirmou que “jamais compactuará com qualquer tipo de preconceito, dentro ou fora do estádio”.
“O clube vem se posicionando constantemente, por meio de seus canais oficiais, sempre no intuito de orientar e promover um ambiente sadio e respeitoso em torno do futebol”, diz a nota, que informa ainda que a direção do clube já está trabalhando para identificação do torcedor envolvido no caso e tomará as medidas cabíveis para que atitudes preconceituosas não aconteçam.
“Aproveitamos para destacar que Bragança Paulista sempre foi uma cidade acolhedora, e que o Red Bull Bragantino se orgulha em receber pessoas de todo o Brasil e de outros países do Mundo. Esperamos, então, que a nossa cidade, o nosso povo e o nosso clube também não sejam vítimas de ataques generalizados, de qualquer natureza, nas redes sociais”, conclui.
Em 2022, torcedores do Red Bull Bragantino foram alvo de insultos racistas em La Plata, na Argentina. Na ocasião o clube argentino Estudiantes foi punido em 30 mil dólares pela Conmebol. Mais recentemente, em 2024, um torcedor também do Bragantino afirmou que um membro da delegação do Grêmio Prudente fez gestos de macaco em direção a ele, em jogo ocorrido em Bragança Paulista pelo Campeonato Paulista da Série A3. Um inquérito policial foi instaurado.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter