Decisão do STF faz Câmara adiar votação da ‘Emenda Impositiva’
Constava na pauta da 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (20) a votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município n° 1/2024, que prevê aos vereadores a iniciativa de propor ‘emendas impositivas’ individuais no município.
Todavia, o projeto foi mais uma vez adiado. Agora, somente para 15 de outubro.
De acordo com informações do Departamento de Comunicação Institucional do Legislativo, a decisão foi tomada em virtude da necessidade de estudos em consideração a decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema.
PROJETO DE BRAGANÇA
O projeto prevê dar poder aos vereadores de imporem uma emenda no Orçamento Municipal com limite de até 1,2%. A chamada ‘emenda impositiva’, já é utilizada na Assembleia do Estado de São Paulo e na Câmara Federal e no Senado Federal. Aliás, para 2025, as receitas estão previstas em R$ 977.753.000,00.
DECISÃO DO STF
Na última semana, o ministro do STF Flávio Dino decidiu que os repasses das emendas impositivas deverão ficar suspensos. Isto até que os poderes Legislativo e Executivo criem medidas de transparência e rastreabilidade das verbas.
A decisão foi motivada por uma ação protocolada na Corte pelo partido PSOL. O partido alegou ao Supremo que o modelo de emendas impositivas individuais e de bancada de deputados federais e senadores torna “impossível” o controle preventivo dos gastos.
Portanto, o ministro entendeu que a suspensão das emendas era necessária para evitar danos irreparáveis aos cofres públicos. Pela decisão, somente emendas destinadas para obras que estão em andamento e para atendimento de situação de calamidade pública poderão ser pagas.
Por unanimidade, as duas decisões de Dino foram referendadas pelo plenário.
Agora, de acordo com a Agência Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado e a Câmara Federal buscam um acordo em consenso sobre novos critérios para a liberação de emendas.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter