Documentário “Pra Não Deixar o Samba Morrer” estreia no Cine Itá em Atibaia
A rica história do samba em Atibaia ganha as telas do Cine Itá Cultural amanhã (17). De acordo com a sinopse, o documentário “Pra Não Deixar o Samba Morrer” mergulha no universo das escolas de samba da cidade, resgatando a paixão e a luta de seus fundadores para manter viva essa tradição.
Com entrada gratuita, o filme apresenta um retrato da fundação e da trajetória de seis das mais de doze escolas de samba atibaiense, surgidas a partir da década de 70.
A produção explora as origens do samba na cidade, suas conexões com os cordões paulistanos e as transformações sofridas ao longo dos anos, como a influência da comercialização.
Através de relatos de fundadores, embaixadores e presidentes das escolas, o documentário revela as dificuldades enfrentadas para manter as agremiações ativas, especialmente após a interrupção dos desfiles na avenida há 10 anos. A narrativa destaca a importância do samba como elemento identitário e sua capacidade de unir as comunidades.
A realização deste documentário se deu por meio de recursos oferecidos por meio da Lei Emergencial Cultural Paulo Gustavo, que é considerado o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil.
O documentário será exibido no Cine Itá Cultural, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 41, no centro de Atibaia. Serão duas sessões, uma das 18h (com acessibilidade) e outra às 19h.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter