Equipe do HUSF completa 1 semana de atendimentos no RS
Há uma semana, profissionais de saúde do Hospital Universitário (HUSF) de Bragança Paulista e da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis estão no Rio Grande do Sul para prestarem atendimentos a desabrigados e desalojados, em razão da tragédia climática que assola o estado.
Segundo balanço divulgado neste domingo (26), o Rio Grande do Sul contabiliza 169 mortes provocadas pelas fortes chuvas e as enchentes desde o fim de abril. O estado registra ainda 56 desaparecidos e mais 806 pessoas feridas. 581 mil pessoas foram desalojadas de suas casas e 55.813 ainda permanecem em abrigos temporários .
No domingo, as chuvas continuaram intensas, acompanhadas de raios, impossibilitando o uso de barcos para missões de resgate. As equipes de Bragança Paulista focaram então as atividades em um abrigo de quatro andares, que atualmente acolhe 50 pacientes com diversas necessidades. O Centro de Tratamento e Emergência (CETE) foi um outro local onde os voluntários estiveram para contribuir de forma assistencial.
Na última sexta-feira, o foco principal havia sido a Ilha da Pintada, integrante do Parque Estadual Delta do Jacuí, uma das áreas mais afetadas pelas inundações. Devido às condições climáticas adversas, a equipe priorizou deslocamentos por terra, levando vacinas e profilaxia para leptospirose, antitetânica, Influenza e antirrábica aos moradores ilhados.
Durante a viagem, a equipe parou no município de Eldorado do Sul-RS, onde encontraram várias casas inundadas e realizaram atendimentos emergenciais. Parte da equipe voltou de barco, enquanto outras colaboradoras utilizaram jetskis, aproveitando para deixar mantimentos nas ilhas.
Nesta segunda-feira (27), está prevista uma missão por terra junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o atendimento dos moradores em suas respectivas casas.
A previsão é que os mais de 20 profissionais que foram em um voo da Força Aérea Brasileira na última segunda-feira (20) e trabalham de forma ininterrupta retornem esta semana à Bragança Paulista e sejam substituídos pelo mesmo número de profissionais, que devem seguir ao Rio Grande do Sul também nos próximos dias.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter