EXCLUSIVO: Prefeito Amauri Sodré é investigado pela Polícia Civil

EXCLUSIVO: Prefeito Amauri Sodré é investigado pela Polícia Civil

O prefeito de Bragança Paulista Amauri Sodré da Silva (União Brasil) é investigado pela Delegacia Seccional da Polícia Civil, do município, devido um boletim de ocorrência registrado contra ele por supostamente não apresentar documentos referentes à obra da Avenida Atilio Menin.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), “o caso citado é investigado por meio de inquérito policial instaurado… para apurar crime de responsabilidade”.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Ainda segundo nota da SSP ao Em Pauta, “a autoridade policial realiza todas diligências cabíveis para elucidação dos fatos e detalhes serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial”.

O SUPOSTO CRIME

De acordo com o inquérito n° 2327566, que o Em Pauta teve acesso com exclusividade, o prefeito Amauri consta como investigado por supostamente negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente, de acordo com o Decreto Lei n° 201, de fevereiro de 1967, que dispõe sobre responsabilidade dos prefeitos e vereadores.

O INQUÉRITO

O inquérito policial foi instaurado em 2 de dezembro de 2022, por determinação do antigo Delegado Seccional de Polícia de Bragança Paulista Luís Henrique Apocalypse Jóia, que foi transferido do município nos primeiros dias de 2023.

A investigação policial é motivada por boletim de ocorrência registrado pelo vereador Miguel Lopes (PTB), que tentou ter acesso a documentos do projeto da obra realizada na Avenida Atílio Menin pela empreiteira A3 Engenharia e não conseguiu. E ainda por inconsistências em respostas dadas ao vereador, em Pedidos de Informações (PIs).

Por meio do PI n° 419/2022 o parlamentar solicitou cópias do edital do processo licitatório, da proposta vencedora, do memorial descritivo, especificação da dimensão do asfalto que deveria ser aplicado no local, entre outros dados.

O secretário municipal de Obras Benedito Carvalho Júnior respondeu ao vereador que toda documentação estava disponível para vistas na Divisão de Licitação, em até 72 horas. Todavia, ao comparecer na sede da Prefeitura, os documentos não foram entregues ao vereador, que procurou a Polícia Civil.

DEPOIMENTOS

Ainda de acordo com o inquérito policial, em dezembro do ano passado prestaram depoimento o atual secretário de Obras Benedito Carvalho e também o ex-secretário André Monteiro. Ambos foram ouvidos no dia 21 de dezembro.

Em janeiro, foi intimado a prestar depoimento o responsável pela Divisão de Licitações. O chefe do setor é Marcel Benedito de Godoi.

Também em janeiro, a Delegacia Seccional enviou ofício ao Fórum local solicitando mais prazo para conclusão dos trabalhos.

COM A PALAVRA: AMAURI SODRÉ

Embora dois dos seus secretários municipais e possivelmente um chefe de divisão já tenham prestado depoimento à Polícia Civil, o prefeito Amauri Sobre informou por meio de sua assessoria de comunicação que “não foi notificado e não tem conhecimento sobre o assunto”.

O Em Pauta questionou o prefeito ou seus advogados se caso seja chamado a prestar esclarecimentos, se assim irá fazer. Mas não obtivemos retorno sobre esta pergunta.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *