Febre Maculosa: Red Bull cancela seletiva em Campinas

Febre Maculosa: Red Bull cancela seletiva em Campinas

Diante do cenário da febre maculosa na região de Campinas, o Red Bull Bragantino resolveu suspender as seletivas de categoria de base que aconteceriam nos dias 26 e 27. Ao menos quatro pessoas morreram em decorrência da doença e outros 17 casos são investigados.

As seletivas Under My Wing aconteceriam na Base Academy em Sousas, mas foram canceladas diante da gravidada da doença. Em nota, o clube informou que realizará uma nova seletiva e assim que as novas datas estiverem definidas, serão divulgadas.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Alertamos que haverá a necessidade de refazer a inscrição para os interessados em participar nas novas datas”, diz a nota do clube que agradecemos a compreensão dos pais e familiares.

A seletiva tinha como alvo as categorias sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13, ou seja, crianças e adolescentes nascidos em 2015, 2014, 2013, 2012, 2011 e 2010, respectivamente.

Participaram do projeto o meia-atacante Bruninho, hoje titular da equipe profissional do Red Bull Bragantino e com passagens pela Seleção Brasileira Sub-20; o volante Nathan Camargo, que também integra a equipe principal e também tem convocações para a Seleção Brasileira de base e o goleiro Gustavo Reis, que defendeu o Massa Bruta na Copinha deste ano e também já tem experiência de vestir a amarelinha desde os 15 anos.

A DOENÇA 

A Febre Maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. As capivaras podem ser hospedeiras do carrapato-estrela.

Entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adulto).

As regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

“Ao se aventurar em regiões de mata e cachoeira, é importante estar ciente que estamos no período de reprodução do carrapato estrela, ocorrendo o risco de transmissão da Febre Maculosa através de sua picada. Caso em até 15 dias após este deslocamento, você apresente sintomas deve procurar atendimento médico o mais rápido possível”, afirma Tatiana Lang, Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Embora a Febre Maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, usar roupas claras com manga longa, calça comprida e calçado fechado são algumas medidas efetivas para a proteção contra o carrapato transmissor.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *