Festa do Divino em Nazaré Paulista começa no fim de semana
Chegada da Paçoca no carro de boi é um dos pontos tradicionais da festa que conta ainda com novena, procissões, cantos e danças.
A cidade de Nazaré Paulista, se prepara para celebrar mais uma edição da Festa do Divino Espírito Santo, que acontece há mais de 300 anos. A festa que conta com a programação cultural e religiosa, terá início no próximo sábado (8) e será finalizada em julho. É também, considerada uma das mais importantes do município e atrai visitantes de toda a região.
Escolha dos festeiros e arrecadação de doações:
Tudo se inicia com a indicação dos festeiros, responsáveis pela organização da festa do ano seguinte. Eles são escolhidos a partir de um convite do padre ou por solicitação dos próprios interessados.
A partir daí, os festeiros iniciam um trabalho árduo para arrecadar recursos para a festa. Eles visitam as casas das pessoas da comunidade com a bandeira do Divino, recolhendo doações para custear os gastos da festa. As doações podem ser feitas em dinheiro, alimentos, prendas para o leilão, ou da forma que o fiel desejar.
Preparo da paçoca e chegada à igreja:
Um dos momentos mais marcantes da festa é a chegada da paçoca, que acontece no primeiro final de semana das festividades. A paçoca é um doce típico da festa, feito com amendoim torrado, moído e misturado com açúcar e farinha de milho. O preparo da paçoca é feito de forma artesanal, utilizando um monjolo tradicional na zona rural de Nazaré.
A paçoca chega à cidade em carro de boi, puxado por devotos do Divino Espírito Santo. Os cavaleiros, com suas bandeiras, acompanham a procissão, que sai do recinto de exposições e segue até a igreja matriz. Lá, o padre faz a benção da paçoca, que em seguida é levada ao recinto de exposições, mesmo lugar onde são realizados os shows musicais.
Novena, procissão e tradições:
Durante as festividades, são realizadas duas novenas por dia, a primeira no período da manhã que inicia às 5h30, e a segunda, no período da noite, às 19h30. No final das novenas, é servido para os fiéis, o tradicional café com paçoca.
Antes de iniciar a procissão, acontece o encontro das congadas e dos caiapós da região, com a participação da tradicional Congada de Nazaré Paulista. As congadas são grupos folclóricos que celebram o Divino Espírito Santo através de cantos, danças e encenações. Após o encontro, as congadas seguem em procissão até a igreja matriz.
No final da procissão, é servido o tradicional “afogadão”, um prato típico da festa feito com água, batata e carne cozida, servido com arroz, feijão e farinha de milho. Em seguida, acontece as apresentações musicais e folclóricas.
A cultura e a fé como identidade local:
A festa do Divino Espírito Santo em Nazaré Paulista é uma rica tradição que se mantém viva a centenas de anos, reunindo a fé e a cultura, impactando a comunidade local e regional.
Para Rosângela Pinheiro, Diretora de Cultura de Nazaré Paulista, a importância de preservar as tradições e a cultura local é clara, “tenho a nítida visão de quanto isso é importante. Essa tradição e essa cultura é o que marca a história do nosso povo, de fé, de tradição de amor ao divino espírito santo”, Rosângela explica e conta como enxerga o seu papel perante a isso “Entendo que no cargo que hoje eu ocupo, tenho a responsabilidade de ajudar a conservar a nossa tradição”.
Na visão da Diretora de Cultura de Nazaré Paulista, a cultura de um povo é muito importante, já que é onde pode ser encontrada sua identidade, e finaliza “Eu tenho isso como uma das maiores fontes de impacto para a cultura de Nazaré”.
Confira a Programação:
AGENDA RELIGIOSA:
- 8 de Junho (sábado) – Recinto de Exposições “João Ramos Neto”
19h30 – Arraiá do Divino
- 9 de Junho (domingo) – Recinto de Exposições
9h – Chegada da Paçoca
- 20 de Junho (quinta)
19h – Missa Solene de Abertura e apresentação da Corte
- 21 à 29 de Junho (sexta a sábado)
5h30 – Alvoradas e Missas
19h30 – Missas e Procissões com Alvoradeiros
- 30 de Junho (domingo)
10h – Santa Missa Solene
12h – Tradicional Afogadão, Congadas e Shows regionais
14h – Bando precatório seguido de apresentações de congadas.
17h – Missa Solene de encerramento
- 7 de Julho (Domingo)
11h – Almoço, seguido do Tradicional leilão de prendas
AGENDA SOCIAL:
- Recinto de Exposições – Chegada da Paçoca
9 de Junho (domingo)
15h – João Moreno & Mariano
- Praça da igreja Matriz
27 de Junho (quinta)
21h – Banda Tinto de Rosas
- Praça da igreja Matriz
28 de Junho (sexta)
21h – Grupo Grande Encontro
- Praça da igreja Matriz
29 de Junho (sábado)
21h – Dupla Léo & Júnior
- Largo da Prefeitura – Tradicional Afogadão
30 de Junho (domingo)
12h – Dupla Tony Viola & Maurício Torres
- Praça da Igreja Matriz – Encerramento da Festa
30 de Junho (domingo)
21h – Dupla Althair & Alexandre
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter