Golpe do falso advogado faz vítimas e OAB reforça orientações

Golpe do falso advogado faz vítimas e OAB reforça orientações

Golpistas se passam por advogados para extorquir dinheiro de pessoas que poussem processos na Justiça

Um esquema criminoso sofisticado e de grande escala tem se espalhado pelo Brasil, deixando prejuízos financeiros significativos. Golpistas, munidos de informações privilegiadas sobre processos judiciais, estão se passando por advogados para extorquir dinheiro de clientes, sob a falsa promessa de liberação de valores. A prática, que se utiliza de dados públicos e da vulnerabilidade das vítimas, tem gerado um alerta vermelho entre autoridades e profissionais do Direito.

Eduardo Ferrari, coordenador estadual da Força Tarefa para Enfrentamento do Golpe do Falso Advogado, revela a dimensão do problema: “O golpe vem sendo aplicado por pessoas que, de alguma forma, conhecem o sistema de justiça, e vem crescendo em vários estados. Temos informação de que ocorre em todo o país. Há notícias do Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, entre outros. No Ceará, houve inclusive prisão de alguns golpistas”, relatos.

“O modus operandi dos criminosos é engenhoso: eles entram em contato com as vítimas, geralmente por WhatsApp, utilizando fotos e informações de advogados reais, mas com números diferentes. Alegam que a causa foi ganha e exigem o pagamento de taxas, honorários ou outras despesas para liberar os supostos valores”, complementa.

ORIENTAÇÕES DA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem se mobilizado para combater essa prática criminosa e proteger a população. A OAB SP, por exemplo, criou o “Formulário para Enfrentamento do Golpe do Falso Advogado”. Trata-se de uma ferramenta online para que vítimas e advogados lesados possam registrar denúncias e fornecer informações cruciais para as investigações.

Além disso, a OAB elaborou uma cartilha com orientações preventivas, destacando a importância de desconfiar de contatos que solicitem pagamentos por WhatsApp, verificar a veracidade das informações diretamente com o advogado ou escritório. E nunca realizar transferências sem antes se certificar da legitimidade da solicitação.

A OAB também orienta os advogados a alertarem seus clientes sobre os riscos e a adotarem medidas de segurança em suas comunicações. “É fundamental que os advogados orientem seus clientes a jamais acreditarem em pessoas ou números desconhecidos, a sempre se certificarem da veracidade da informação recebida por meio do WhatsApp. Seja fazendo uma ligação para o número conhecido do escritório, seja pelo e-mail utilizado nas comunicações entre cliente e escritório/advogado, por meio de ligação de vídeo direta com o advogado contratado e conhecido ou, ainda, comparecendo pessoalmente ao escritório do advogado”, destaca a cartilha.

As vítimas do golpe são orientadas a reunir o máximo de provas possível, como prints de tela das conversas e comprovantes de pagamento, e a registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. A OAB também recomenda que os advogados auxiliem seus clientes nesse processo e que levantem os dados de terceiros que acessaram o processo judicial, para auxiliar nas investigações. A prevenção e a denúncia são as principais armas contra esse crime que tem causado tanto prejuízo e insegurança.

Cuidados para evitar o golpe:
  • Não tratar sobre valores por whatsapp;
  • Atentar para o número do contato, se mudou, suspeite;
  • Contatar imediatamente o escritório ou o advogado;
  • Não pague nada para receber seus direitos, essa prática já indica que há algo errado;
  • Bloqueie imediatamente o contato e denuncie pelos canais do whatsapp.

A OAB ressalta a importância da colaboração da população para combater esse crime e proteger a integridade da advocacia.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *