Governo do Estado entrega 148 casas para famílias de Amparo

Governo do Estado entrega 148 casas para famílias de Amparo

Nesta semana, o Programa Casa Paulista do Governo do Estado de São Paulo realizou a entrega de 148 unidades habitacionais no município de Amparo.

A cerimônia ocorreu na segunda-feira (16) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, que representou o governador Tarcísio de Freitas.


O Conjunto Habitacional Carlito Campos está localizado na Rua Luiz Antônio Moreira Persicano, no bairro Jardim Modelo. A construção foi de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimento de R$ 35,4 milhões. Já a prefeitura de Amparo participou com a doação do terreno para a construção do empreendimento.

De acordo com a Companhia, as unidades são casas sobrepostas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área construída de 58 m². Além disso, as residências contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e na cozinha, e sistema de energia solar fotovoltaico.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio. Aliás, o financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA – índice oficial do IBGE.

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Em Amparo, 94% das famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis têm rendimentos de até cinco salários mínimos. Portanto, o valor da menor prestação é R$ 282,40.

E BRAGANÇA?

Em Bragança Paulista, a ACOHAB é a entidade que na prática tem tomado a frente das pautas habitacionais no município.

Atualmente, a ACOHAB está realizando as obras da construção dos Conjuntos Habitacionais Elis Regina e Renato Russo. São duas fases de construção, com 560 moradias ao todo. Contudo, deste total, 84 são para servidores municipais de carreira.

Essas não são as primeiras moradias de interesse social construídas pela entidade. Em 2020, a ACOHAB entregou 168 apartamentos. O Condomínio Residencial Bragança Paulista J, localizado na região do Henedina Cortez, foi construído em parceria com o Grupo de Saúde Raios de Sol.

Além disso, em abril deste ano, o presidente Lula liberou a construção de 120 moradias em Bragança Paulista via ACOHAB. Os apartamentos terão 48 m² e varanda, e terão o nome do ex-prefeito Jesus Chedid. No local também haverá uma biblioteca. A construção será realizada pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), na modalidade Entidades.

Já a Prefeitura prevê, por enquanto, a construção de 80 moradias populares no Bragança F3, por meio da CDHU. Dessa maneira, em julho de 2024, o prefeito Amauri Sodré assinou a Ordem de Serviço para início das obras do empreendimento na região do Jardim Águas Claras. De acordo com a Prefeitura, o prazo da obra é de 15 meses.

Fotos: CDHU

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *