Jovens de Bragança terão aulas com a Orquestra Sinfônica Brasileira

A partir de abril, a Orquestra Sinfônica Brasileira inicia uma série de atividades educativas na cidade de Bragança Paulista. Estas ocorrerão através do programa de educação musical da Fundação OSB, o Conexões Musicais.
Os contemplados serão exclusivamente os jovens músicos da Orquestra de Metais Lyra Bragança, que terão a oportunidade de participar de aulas de instrumentos com um quarteto de metais da OSB. E, futuramente, de se apresentar ao lado dos músicos dessa tradicional orquestra.
Na segunda-feira (7), um grupo de metais da Orquestra Sinfônica Brasileira composto pelos músicos André Vieira (trompa), Murilo Anghinoni (trompete), Rafael Honorato (trombone) e Eliezer Rodrigues (tuba) realizará seu primeiro encontro com os alunos da Orquestra de Metais Lyra Bragança. Os instrumentistas da OSB atuarão como professores, visando aprimorar a técnica instrumental de jovens músicos bragantinos.
As aulas continuarão acontecendo de forma remota até o final do ano, em encontros on-line e ao vivo entre os músicos da OSB e os alunos da Orquestra de Metais Lyra Bragança. O objetivo é contribuir para a evolução e o desenvolvimento destes jovens músicos por meio de um intercâmbio com os músicos da experiente Orquestra Sinfônica Brasileira.
APRESENTAÇÕES
No final do ano, estão previstos ainda a realização de concertos didáticos para alunos de escolas públicas. E também uma apresentação gratuita na cidade, aberta a toda a população. Neste concerto, a Orquestra de Metais Lyra Bragança dividirá o palco com o naipe de metais da OSB, mostrando o resultado das interações musicais desenvolvidas ao longo do ano.
O programa já beneficiou mais de 40 cidades em 11 estados do Brasil. E segue incentivando novas gerações a se conectarem com a música.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos. E é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações. Foi a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas. Além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o Instituto Cultural Vale, Shell, Itaú, NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Bermudes Advogados, Brookfield e CYMI como patrocinadores. E Bradesco e Safra como patrocinadores de série. Além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais. As ações do Conexões Musicais em Bragança Paulista contam com o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky