Mais uma vez ‘Emenda Impositiva’ volta para pauta na Câmara

Mais uma vez  ‘Emenda Impositiva’ volta para pauta na Câmara

Consta na pauta de votação da 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista, marcada para esta terça-feira (5), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, que prevê aos vereadores a iniciativa de propor ‘Emendas Impositivas’ individuais no orçamento do município.

Desde fevereiro, em ao menos três oportunidades o PELOM n°1/2024, de autoria do vereador Marcolino, foi adiado no Legislativo.

De acordo com o Legislativo, a proposta é dar poder aos vereadores de imporem uma emenda no Orçamento Municipal com limite de até 1,2%. A chamada ‘Emenda Impositiva’, já é utilizada na Assembleia do Estado de São Paulo e na Câmara Federal e no Senado Federal.

Caso aprovada, os vereadores poderão destinar recursos para determinadas obras, projetos ou instituições. Desde que 50% deles sejam voltados a ações e serviços públicos em Saúde.

Há necessidade de votação em 1° e 2° turno, com dois terços dos votos para aprovação. Portanto, em caso de aprovação, a emenda entrará em vigor a partir de 2025, quando a próxima legislatura poderá realizar as indicações no Orçamento de 2026.

Aliás, a Sessão Ordinária pode ser acompanhada presencialmente no Plenário da Casa, localizada no Jardim América. Ou por meio da transmissão ao vivo no site da Câmara, no YouTube e no Facebook.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *