O que fazer com os pets na hora da queima de fogos?
A Festa da Virada é aguardada mundo afora, porém quem tem animais de estimação, sabe que a hora da queima de fogos não é nada fácil. Se os ruídos dos fogos de artifício fossem quatro vezes mais altos, certamente seriam extremamente desconfortáveis para a maioria das pessoas e é justamente assim que os pets percebem o barulho da queima de fogos.
“Enquanto os humanos captam sons entre 16 e 20.000 Hz, os cães escutam sons entre 10 e 45.000 Hz e os gatos mais jovens até 100.000 Hz”, ressalta a médica veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O ruído dos fogos de artifício pode causar desde medos, traumas, posturas agressivas, tentativas de fugas até laceração dos tímpanos, ataque cardíaco, desmaios, automutilações, convulsões e em casos mais graves, até a morte dos animais mais sensíveis ou com comorbidades.
Diante disso, os tutores devem tomar medidas preventivas. Segundo a veterinária Farah de Andrade, é necessário tentar habituar os pets a sons altos e de fogos é uma boa alternativa. Colocar música para o pet ouvir frequentemente e aumentar o volume aos poucos, vai fazer com que se acostume.
Além disso, ela recomenda associar o momento a algo que o pet goste, como brincadeiras, carinho e petiscos. Aproveitar eventuais queima de fogos para associar a recompensas positivas e mostrar tranquilidade ao pet também vai contribuir para a prevenção de respostas exacerbadas em momentos de festejos mais intensos.
Medicamentos fitoterápicos e florais de Bach também são grandes aliados. “É importante consultar um médico veterinário para que ele indique o medicamento mais adequado e a dose correta para o pet, de acordo com o seu peso e as suas condições de saúde”, esclarece.
Não deixe seu animal sozinho
É muito importante também durante a queima de fogos que o pet não esteja sozinho pois ele pode achar que está em perigo e tentar fugir. Os animais, em momento de desespero, são capazes de pular janelas e muros e podem se machucar se estiverem presos em coleiras e guias.
O ideal é que o animal esteja com seu tutor dentro do ambiente, com portas, janelas e cortinas fechadas para abafar o som e criar a sensação de segurança.
Outra dica importante é disponibilizar petiscos e brinquedos para tornar o ambiente agradável para o pet, bem como colocar ele para ouvir músicas clássicas e relaxantes, a fim de amenizar o barulho externo.
A DrogaVET, aliás, mantém uma playlist na rede social Spotify, que pode ser acessada clicando aqui.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
Se existe uma lei municipal proibindo fogos com estampido ou a guarda municipal é frouxa ou a vereadora não apita nada. SIMPLES ASSIM.
Se a fiscalização da Prefeitura não estivesse comemorando também poderiam achar e multar quem solta fogos com sim, o que é proibido no município…