Obra atrasada n° 15: Moradores do Iguatemi reclamam do campo

Obra atrasada n° 15: Moradores do Iguatemi reclamam do campo

Em continuidade a série de reportagem sobre obras paradas e atrasadas em Bragança Paulista, o Em Pauta mostra a situação da construção e reforma do campo do bairro do Jardim Iguatemi.

A obra é de responsabilidade da empreiteira Urban Obras e Comércio Ltda e deveria ter ficado pronta em 31 de agosto de 2022, ou seja, está atrasada em 245 dias.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Um clube de futebol amador do bairro, chamado Clube Atlético River Green, chegou a publicar uma nota nas mídias sociais, sobre o abandono da obra: “A Prefeitura abandonou nosso campo para a obra e não deram mais resposta. Era para estar pronto em 31/08/22. Precisamos de um campo bom para jogo. ‘Mexeram’ em todos os campos de Bragança, menos do Iguatemi, queremos resposta da Prefeitura”, afirmam.

Conforme apurado pelo Em Pauta, esta obra faz parte do contrato n° 087/2022, que envolveu ainda outras 9 obras, a sua maioria, de obras atrasadas como a da reforma do Terminal Rodoviário Urbano (Rodoviária Velha), restauração e revitalização da antiga estação ferroviária no bairro do Curitibanos.

No Portal da Transparência da Prefeitura há dois aditamentos deste contrato. Um de outubro de 2022, aditando o prazo da obra em 30 dias e outro de janeiro de 2023, aditando o prazo em mais 90 dias. Todos os prazos já foram estourados.

Somente este “pacote de obras” atrasadas tem o valor total de mais de R$ 11 milhões e 400 mil. O contrato foi assinado em 25 de maio de 2022 e assinado ainda por Jesus Chedid, falecido em junho daquele ano, e por Thierry de Paula Martins, representante da empresa Urban. O gestor do contrato é o secretário municipal de Obras, Benedito Carvalho Junior.

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA PACOTÃO

No último mês, a 7ª Promotoria de Justiça de Bragança Paulista instaurou um Inquérito Civil para investigar o “pacotão de obras” atrasadas e paradas da Prefeitura de Bragança Paulista. O promotor enumera ao menos 12 obras atrasadas e/ou paradas, todas estas divulgadas pelo Em Pauta desde os primeiros dias de 2023.

“Não há nenhuma irregularidade contida nas licitações dos ‘pacotões de obras’, cujo procedimento respeitou todos os trâmites legais do assunto”, afirmou a secretaria de Assuntos Jurídicos, sobre a investigação do MP.

No dia 10 de abril o Em Pauta questionou o prefeito Amauri Sodré durante uma solenidade se ele se arrependia de ter feito o pacotão de obras. O mesmo respondeu que não.  “Foi uma experiência. Foi uma experiência a mais porque quando  as demais empresas pegavam individualmente muitas delas não tinham condições de tocar (a obra). Então foi uma ideia nossa de fazer o pacotão, mas infelizmente quando você faz uma licitação você sabe que a firma que está entrando é uma firma é idônea, mas não é o que aconteceu em Bragança”.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *