Oficina de maracatu acontece aos sábados no Lago do Taboão

Aos sábados, a Companhia Malungos do Baque realiza no Lago do Taboão uma oficina semanal de Maracatu de Baque Virado.
Os encontros acontecem sempre a partir das 16h, em frente à galeria de lojas próxima ao posto de combustível. Em caso de chuvas, o encontro pode ser transferido para o Posto de Monta.
De acordo com a Companhia, as atividades promovem vivências e aprendizados sobre essa rica manifestação cultural brasileira, originária de Pernambuco. O objetivo das oficinas é fortalecer a cidadania e valorizar as tradições populares. Além de promover a inclusão cultural, a iniciativa busca sensibilizar o público sobre a importância de preservar e celebrar as raízes da cultura afro-brasileira no município.
As oficinas são oferecidas gratuitamente àqueles que se interessam em conhecer e brincar o ritmo e são lideradas pelo regente da companhia, Heri Teófilo, acompanhado por outros integrantes do grupo, que também se formaram por meio dessas mesmas oficinas.
SOBRE O GRUPO
A Companhia Malungos do Baque é um grupo percussivo que, desde 2011, brinca a cultura popular e afro-brasileira em Bragança Paulista. É reconhecida no município e na região por sua dedicação à preservação e difusão do Maracatu de Baque Virado e das tradições afro-brasileiras.
Juntos, os integrantes do grupo compartilham conhecimentos técnicos sobre percussão e dança, além de abordar o contexto histórico e cultural que envolve o ritmo. Os participantes têm a chance de explorar aspectos musicais, cantos tradicionais e simbologias que compõem a expressão artística, que atravessa gerações e carrega a força da ancestralidade afro-brasileira.
Mais informações podem ser obtidas nos seguintes canais:
- Instagram: www.instagram.com/malungosdobaque/
- Facebook: www.facebook.com/malungos.dobaque
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter