Operação Carvão Molhado cumpre mandados em carvoarias e olarias da região

Operação Carvão Molhado cumpre mandados em carvoarias e olarias da região

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar realizou na sexta-feira (21) a Operação Carvão Molhado e cumpriu mandados de busca e apreensão em carvoarias e olarias de Bragança Paulista e região.

Segundo o divulgado pelo MP a ideia é apurar suposta organização criminosa destinada a atividades ilícitas relacionadas a olarias e carvoarias nas cidades de Bragança Paulista, Vargem e Pedra Bela.




“A investigação mira na prática, em tese, de crimes ambientais, redução de trabalhadores à condição análoga à escravidão, corrupção e prevaricação”, diz nota publicada no site do Ministério Público.

De acordo com o apurado pelo MP as carvoarias estariam funcionando sem licenças dos órgãos ambientais ou com licenças emitidas indevidamente. Isso era possível graças a conluio entre agentes do Estado, empresários e intermediários. Foram realizadas a apreensão de documentos, telefones celulares e notebook que estavam em poder dos investigados.

A atuação em conjunto se fez necessária porque os fatos abrangem não apenas aspectos ligados a direitos difusos, notadamente a preservação do meio ambiente, mas possuem também possíveis reflexos na área criminal, além de configurarem possível violação a direitos trabalhistas e exploração de trabalho infantil.

Segundo o MP, a investigação continua em trâmite para análise do material apreendido.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *