Peixes são encontrados mortos também no Lago da Hípica

Peixes são encontrados mortos também no Lago da Hípica

Em novembro de 2022, repercutiu em Bragança Paulista a morte de centenas de peixes no Lago do Taboão. 4 meses depois, o fato voltou a ser registrado na cidade, no lago localizado na Hípica Jaguari e foi preciso a intervenção da SABESP.

Moradores das imediações ouvidos pelo Em Pauta afirmaram que na ocasião “o cheiro estava insuportável no local, pois possivelmente estava caindo esgoto no lago” e que “haviam várias espécies de peixes mortos, como tilápia e cação”. Ainda de acordo com eles, no final do mês de março equipes da SABESP estiveram no local e resolveram o problema de suposto descarte do esgoto.

 

[exactmetrics_popular_posts_inline]



CAUSA DE MORTES DE PEIXES NO TABOÃO FOI ESGOTO

Em janeiro de 2 023, a análise da empresa terceirizada KZ Análises Químicas, que realizou mais uma bateria de coletas de água no Lago do Taboão apontou a presença justamente de esgoto do Lago do Taboão, o que teria ocasionado a morte das centenas de peixes.

Na ocasião, a secretária municipal de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, afirmou ao Em Pauta que a Prefeitura estava contratando uma nova análise química, para constatar se foi um problema pontual naquela época ou se trata de um despejo irregular contínuo. Esse novo estudo não foi divulgado.

PREFEITURA REALIZA FISCALIZAÇÃO NO JARDIM DO LAGO

Uma força-tarefa composta pela Vigilância Sanitária, secretaria municipal de Meio Ambiente e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) realizou uma fiscalização no

 

bairro Jardim do Lago em Bragança Paulista, após o incidente no Lago do Taboão.

Na ocasião, a fiscalização visitou diversas residências orientando sobre o lançamento correto de águas pluviais e de esgoto. Caso seja identificada alguma ligação incorreta, o munícipe responsável é notificado, solicitando a regularização das instalações dos imóveis.

De acordo com a Prefeitura, no bairro Jardim do Lago há rede de esgoto, mas 41 imóveis se encontram não conectados a esta rede, utilizando fossa.

A Prefeitura não divulgou nenhuma ação preventiva no bairro da Hípica Jaguari. Irregularidades podem ser denunciadas à Vigilância Sanitária pelos telefones (11) 4035-1595/4035-4191, com a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4033-1870 ou com a SABESP pelo número 0800 055 0195.

O Em Pauta tenta uma entrevista com a secretária Nádia Zacharczuk, para falar do programa “Sempre Separados”, que trata justamente sobre a separação das águas pluviais e da rede de esgoto.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *