PF em Bragança: ação mira policiais envolvidos com o PCC
A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) estão em Bragança Paulista na manhã desta terça-feira (17) cumprindo mandados de prisão e também de busca e apreensão dentro da Operação ‘Tacitus’.
Um policial civil foi detido em sua residência no condomínio Portal de Bragança.
De acordo com a PF, a ação tem objetivo de desarticular organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública (corrupção ativa e passiva). As investigações apontam a ligação de policiais com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
OUTRAS CIDADES
Além de Bragança Paulista, a Operação ‘Tacitus’ acontece simultaneamente em São Paulo, Igaratá e Ubatuba.
Ainda segundo o GAECO e a PF, ao todo 130 policiais federais participam das atividades, que conta com apoio da Corregedoria da Polícia Civil. Ao todo estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. A ação foi desencadeada após o assassinato do delator Vinícius Gritzbach, que ocorreu em 8 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Em nota, o GAECO reforçou que a ação acontece após diversas investigações policiais que envolveram movimentações financeiras, colaboração premiada e depoimentos. Estes elementos, em conjunto, revelaram o modo complexo que os investigados se estruturaram para exigir propina e lavar dinheiro para suprir os interesses da organização crimiminosa.
Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais, cujas penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão.
Ao menos um delegado de polícia e outros três policiais civis foram presos. Um policial segue foragido.
Entre outros crimes, os policiais são acusados de manipulação e vazamento de investigações policiais bem como venda de proteção a criminosos e corrupção.
Em contato com a reportagem do Em Pauta, a Delegacia Seccional de Bragança Paulista esclareceu que o policial detido não atua na região do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter 2) de Campinas, portanto, nas 16 cidades da área de atuação da Seccional.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky