PF prende acusado de tráfico internacional de drogas em Bragança
Foto: Divulgação PF
A Polícia Federal (PF) prendeu, em Bragança Paulista, na manhã desta terça-feira (14) um homem acusado de tráfico de drogas. A prisão aconteceu durante a fase III da Operação Olossá, cujo objetivo era desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína, haxixe e drogas sintéticas.
Cerca de 60 policias federais e 30 policiais militares da Bahia e de São Paulo participaram da ação.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Ao todo, segundo dados da PF 11 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, São Paulo e Goiás foram cumpridos, sendo um deles no Bairro do Curitibanos, em Bragança Paulista, onde um homem foi preso.
No local havia uma plantação de haxixe, mudas de haxixe, embalagens e balança de precisão. Tudo foi apreendido assim como celulares e uma quantia em dinheiro. O preso foi levado para a PF, em Campinas.
Segundo as investigações, a Organização Criminosa (ORCRIM) é investigada em razão da remessa de cocaína para Europa. Os traficantes usavam fundos falsos preparados em malas de viagens despachadas em voos internacionais com destino a Europa e Ásia.
Os criminosos contratavam pessoas exclusivamente para viajar para a Europa e Ásia transportando o entorpecente em voos que partiam dos Aeroportos de Salvador, Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. Além das remessas de drogas para o exterior, segundo a PF a quadrilha também era responsável pela comercialização, no Brasil, de drogas sintéticas vindas de fora pela produção de haxixe.
A Corregedoria Geral da Segurança Pública da Bahia também participou da operação em razão de possível envolvimento de policiais militares baianos com os crimes investigados. Todos os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador, que também decretou o sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia informou que dois policiais militares tiveram mandados de buscas e apreensão cumpridos. Um ex-soldado também foi alvo da operação.
“Um dos policiais acabou preso ao ser flagrado com cocaína. Ele jogou o entorpecente pela janela, mas a nossa equipe localizou e fez a prisão em flagrante. Já o ex-PM já havia sido alvo da Força-Tarefa e posteriormente demitido pelo crime de extorsão”, detalhou o corregedor-geral da SSP, Nelson Gaspar Álvares Pires Neto.
Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias