Polo Astronômico de Amparo inicia temporada de atividades
O outono é uma das estações do ano que mais favorece a observação do céu e sua chegada marca o início da alta temporada de atividades para o público no Polo Astronômico. O complexo, que fica em Amparo, a aproximadamente 46 quilômetros de Bragança Paulista, conta com sessões aos sábados, às 19h e às 21h15.
A programação completa pode ser encontrada no site oficial: www.poloastronomicoamparo.com.br. Os ingressos custam a partir de R$ 40,00. O número de visitantes é limitado por sessão.
O professor Carlos Mariano explica que os períodos de chuva devem diminuir na região Sudeste como um todo e são esperadas noites limpas e estreladas com frequência cada vez maior. “A partir de agora, até meados de setembro, temos a melhor época do ano para que as pessoas visitem espaços como o Polo Astronômico, em Amparo. Assim preparamos uma série de atividades voltadas ao público”, comenta.
COMPLEXO TEM NOVOS TELESCÓPIOS
O Polo Astronômico de Amparo é considerado modelo na divulgação da astronomia graças aos equipamentos modernos que permitem aos visitantes a observação ampla e clara dos objetos celestes, aglomerações de estrelas, planetas, e da Lua, satélite natural da Terra. Destaque para o telescópio refletor de 650mm de abertura, considerado o maior em operação no Estado de São Paulo e do Brasil aberto para a visitação pública.
Para a temporada 2024, o complexo colocou em operação novos telescópios refletores e refratores para a observação dos astros, o que permite aos visitantes uma experiência mais completa.
Além disso, o espaço conta com um moderno Planetário Digital montado em ampla sala de projeções com domo de oito metros. O local é utilizado para simulações do céu estrelado e projeções hemisféricas com grau elevado de imersão.
O QUE VER EM ABRIL
As sessões aos sábados começam com uma simulação no Planetário e com a contemplação do céu a olho nu. Nessas etapas da visita são reconhecidas as constelações visíveis nessa época do ano nos horários das sessões, como o Cruzeiro do Sul, Carina, Centauro, Vela, Leão e Virgem. A Via Láctea também começa a aparecer com destaque em abril.
Depois da observação a olho nu, vem a parte principal do programa que é a “viagem ao universo” por meio de telescópios. No atual período, as atenções se voltam para os objetos do céu profundo, como os aglomerados de estrelas e as nebulosas (nuvens de gás e poeira que existem no espaço).
Alguns desses objetos oferecem belas visões nos telescópios do Polo de Amparo. Merecem destaque o aglomerado Omega Centauri, que tem centenas de milhares de estrelas e encontra-se a cerca de 15 mil anos-luz de distância da Terra. Outra atração é a grande Nebulosa Eta de Carina, que possui estrelas com tons de cor bem destacados. O “Caixinha de Joias” também é outro objeto que encanta os observadores durante o outono brasileiro. Outros objetos celestes também são observados, além da Lua, que quando aparece no céu do início da noite, é sempre observada nas sessões.
POLO ASTRONÔMICO EM AMPARO
O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, próximo à Serra da Mantiqueira, em Amparo, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude. O acesso ocorre pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. O local ainda conta com estacionamento e serviço de lanchonete.
Foto: Andreia Pereira
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter