PRF apreende pássaros na Fernão Dias

PRF apreende pássaros na Fernão Dias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu ao menos 18 pássaros durante abordagens na Rodovia Fernão Dias nos últimos dias durante a Operação do Dia do Trabalho, realizada por causa do recente feriado.

A primeira apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina da PRF na altura do km 67, em Mairiporã. Os policiais deram ordem de parada para um veículo CM/Clássic, com três ocupantes.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Durante a fiscalização, os policias encontraram dentro do porta-malas do  carro várias gaiolas com pássaros aprisionados. No total, 14 pássaros foram encontrados sendo que 12 haviam sido capturados recentemente na natureza.

O trio ressaltou para a polícia que havia capturado os animais, ilegalmente, em matas próximas a cidade de Pouso Alegre.

Além dos animais foram localizados diversos apetrechos para caça de pássaros, tais como redes de neblina, gaiolas transportadoras, facões, caixas de som com o canto gravado dos pássaros e estacas para afixação de redes de neblina.

Diante dos fatos eles foram conduzidos para a delegacia onde a autoridade de plantão determinou a elaboração de um Termo Circunstanciado de Ocorrência e apreensão dos pássaros, que foram encaminhados ao órgão ambiental responsável.

Fotos: Divulgação PRF

A segunda ação aconteceu na altura do km 53, também em Mairiporã. Os policiais deram ordem de parada para um veículo Toyota/Corola de cor prata.

Durante a fiscalização, eles encontraram dentro do carro duas gaiolas contendo 4 canários da terra. O motorista disse para a polícia que tem uma escritura pública relatando a doação de 20 casais de canários da terra peruanos, que teriam sido importados mediante licença Cites que trata do comércio de espécies entre países.

Ao analisar a referida escritura e contactar o órgão ambiental responsável, no entanto, a equipe da PRF constatou que a numeração da licença CITES referida na escritura pública não correspondia ao padrão para esse tipo de licença. Dessa forma tal escritura pública não teria validade.

Diante dos fatos a equipe da PRF confeccionou Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de introduzir espécie exótica sem parecer da autoridade competente e apreendeu os animais.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *