Programa Mais Médicos prevê 15 novos médicos na região

O Ministério da Saúde anunciou na última semana o primeiro edital de 2025 do Programa Mais Médicos. Este prevê a contratação de 2.279 profissionais para atuação em municípios de todo o Brasil.
Na região de Bragança Paulista, que engloba 17 cidades, algumas serão contempladas com novas vagas para médicos, reforçando o atendimento nas equipes de Saúde da Família.
Portanto, entre as cidades da região, Itatiba será a mais beneficiada, com a inclusão de 6 novos profissionais. Pinhalzinho e Pedra Bela também terão um reforço importante, com 2 vagas cada. Outras cidades, como Amparo, Serra Negra, Bom Jesus dos Perdões e Atibaia, receberão 1 novo médico cada. Bragança Paulista também recebe 1 médico.
De acordo com o Governo Federal, os novos profissionais vão atuar em áreas de maior vulnerabilidade. E terão um papel essencial no acompanhamento direto da população. Principalmente nas comunidades mais distantes dos centros urbanos.
O PROGRAMA
O Mais Médicos é uma iniciativa que busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde, oferecendo suporte nas demandas de saúde da população e encaminhando, quando necessário, pacientes para especialidades médicas. O uso do prontuário eletrônico e-SUS APS contribuirá para melhorar a eficiência do atendimento, integrando informações do paciente, na tentativa de reduzir o tempo de espera para consultas especializadas.
Nesse sentido, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avalia que a presença de médicos do programa tem gerado impacto positivo na qualidade do atendimento. “Com o uso do prontuário eletrônico, esses médicos poderão encaminhar diretamente os pacientes para os fluxos que visam reduzir o tempo de espera. Facilitando o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, explicou o ministro.
O resultado do edital está previsto para ser publicado em 8 de abril. Com isso, as cidades contempladas na Região Bragantina poderão contar com o novo reforço em seus postos de saúde ainda no primeiro semestre de 2025.
Por fim, para os municípios que não foram contemplados diretamente nesta fase, o Ministério da Saúde também permitirá a manifestação de interesse para ampliação de vagas.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter