Protocolado pedido de investigação contra vereador do PSD

Protocolado pedido de investigação contra vereador do PSD

Cerca de 70 pessoas acusam Ismael Brasilino de intolerância religiosa e se a denúncia for aceita, ele será encaminhado ao Conselho de Ética e poderá ter seu mandato cassado.

 

Um grupo de cerca de 70 moradores de Bragança Paulista protocolou uma representação por suposta quebra de decoro parlamentar do vereador Ismael Brasilino, do Partido Social Democrático (PSD).

[exactmetrics_popular_posts_inline]



De acordo com a representação que o Em Pauta teve acesso, em uma publicação em suas mídias sociais, Ismael Brasilino teria discriminado pessoas que seguem religião de matriz africana.

Na publicação de Brasilino ocorrida em 16 de abril de 2022, há uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com duas guias (objeto utilizado em religiões de matriz africana) e uma imagem de Zé Pilintra, mentor da Umbanda e de outras religiões e o presidente Jair Messias Bolsonaro segurando uma bíblia. Acompanha as fotos a frase: “Ou o ‘Zé Pilantra’ ou a bíblia. Eu fico com a bíblia com certeza”.

Após grande repercussão em Bragança Paulista, a publicação sumiu das mídias sociais do vereador do PSD.

No pedido de representação protocolado, o grupo de pessoas afirma que o vereador “demonstra total desrespeito com as religiões de matriz africana, uma vez que atribui a quem ostenta símbolos de tais religiões, demérito”. “A publicação possui ainda o condão de induzir seguidores à tal julgamento, não só pelo cunho político… especialmente no campo da religião, incitando a intolerância religiosa”, complementam.

“Trata-se sim, de clara vinculação do caráter de cada pessoa à figura religiosa que ostenta e/ou religião que professa, discriminando quem pertence a religião de matriz africana, desqualificando-a em razão de sua fé. É flagrante que o vereador com sua atitude agrediu a honra de todas as pessoas que seguem religiões de matriz africana, em evidente quebra de decoro parlamentar”, conclui a denúncia.

O pedido solicita que a Câmara Municipal instaure processo disciplinar, para apurar a prática de conduta contra o decoro parlamentar, a ser investigado por meio da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

E AGORA?

A denúncia foi protocolada ontem (4) na Câmara Municipal de Bragança Paulista e, de acordo com o Legislativo, seguirá o rito determinado pela Legislação Municipal.

Na terça-feira (10), ocorrerá na 15ª Sessão Ordinária a votação desta denúncia pelos vereadores, para concluir se esta será aceita ou não. A presidente Gi Borboleta só vota em caso de empate e como o vereador Ismael Brasilino é um acusado direto, ele será afastado do cargo neste momento da sessão e quem assumirá sua cadeira será Juma Cabeleireiro, também do PSD.

Caso a denúncia seja aceita, o vereador será encaminhado ao Conselho de Ética, formado pelos vereadores Fabiana Alessandri (MDB), Rita Leme (União Brasil), Marco Leitão (União Brasil), Miguel Lopes (PTB) e Missionária Pokaia (Patriota).

As medidas disciplinares aplicadas pela Comissão de Ética, em caso de conclusão de culpa, são: advertência escrita, censura escrita, suspensão das funções por 60 dias e até a perda do mandato.

O QUE DIZ O VEREADOR ?

O Em Pauta entrou em contato com o gabinete do vereador do PSD, para saber o seu posicionamento sobre a denúncia e por qual motivo a publicação sumiu de suas mídias sociais. Sua assessoria informou que ele estava em reunião e retornaria.

Até a publicação desta reportagem, não obtivemos retorno. Caso o vereador se posicione, esta matéria será atualizada.

E O PSD BRAGANÇA?

O PSD, até o momento, também optou pelo silêncio sobre a acusação. O Em Pauta procurou o presidente Jair Diniz e o ex-candidato à prefeito Basilio Zecchini, para comentarem o caso. Todavia, nenhum deles deu retorno até a publicação desta reportagem.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *