Reunião debate segurança nas escolas e traz balanço de semana tranquila

Reunião debate segurança nas escolas e traz balanço de semana tranquila

Foto: Filipe Granado

Na manhã desta sexta-feira (14) o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Bragança Paulista realizou reunião extraordinária para tratar da questão da segurança nas escolas. Participaram do encontro o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Educação de Bragança, a Diretoria Regional de Ensino da Região Bragantina e representantes de escolas da Rede Municipal, Rede Estadual e particulares da cidade.

Apesar do clima de preocupação – o balanço apresentado pelas autoridades policiais foi de uma semana muito tranquila em Bragança Paulista, sem nenhuma ameaça concreta e nenhum incidente registrado.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Nós estamos em um momento excepcional e este momento exige medidas excepcionais e a primeira delas e mais importante é esta troca de informações, coleta de denúncias e comunicação com a Promotoria de Justiça, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal atuando em rede”, afirmou o promotor de Justiça, Rogério Filócomo em coletiva de imprensa.

“Os pais são primordiais para a estrutura de segurança. Os pais tem que revistar as mochilas dos filhos, tem que verificar os aparelhos celulares, com quem os filhos estão se comunicando, se não estão em grupos de dark web e deep web. A participação dos pais tem que ser efetiva no atual momento”, complementou o promotor, que estava acompanhado do promotor da Vara da Infância e Juventude, Ricardo Zampieri.

POLÍCIA CIVIL ATUA NA INTELIGÊNCIA E PREVENÇÃO

O Delegado Seccional da Polícia Civil, Sandro Montanari, fez questão de destacar o trabalho de inteligência policial. “A Polícia Civil vai sempre tratar uma ameaça em rede social como um fato concreto, como algo criminoso. Através da inteligência policial, através da tecnologia da informação, ela tem meios para identificar estes autores que na maioria das vezes são adolescentes de 12 a 16 anos. Nós não tratamos como fakenews e a orientação à população, aos pais, aos professores e aos próprios alunos é que não propaguem informações que não forem checadas, mas informe as autoridades policiais, inclusive por meio do Plantão da Polícia Civil que fica aberto 24 horas”, disse o delegado ao Em Pauta.

“Eu gostaria de deixar muito claro para a população que confiem na gente. Muitas ações foram realizadas esta semana com êxito. Traçamos estratégias para o decorrer da outra semana e durante o período em que a crise estiver instalada. Acreditem, estamos de olho”, concluiu Montanari.

TODAS VIATURAS DA PM E GCM ESTÃO EMPENHADAS

O comandante da 1ª Cia do 34° Batalhão da Polícia Militar de Bragança, capitão Delgado afirmou que o patrulhamento das escolas deixou de ser uma ação somente das equipes de ronda escolar e passou a ser de todas as viaturas do 34° BPMI. “A ronda escolar possui um policial com um trato diferenciado, que fala com propriedade com a escola e as crianças. Mas como o momento é bastante delicado e exige uma atenção a mais da polícia, todas as viaturas estão empenhadas nessa missão. Estamos bastante atentos com tudo que está ocorrendo. São pontos de estacionamento, intensificação do patrulhamento, abordagens, contato constante com os diretores, coordenadores e estreitando laços com os alunos”, afirmou aos jornalistas.

O mesmo está sendo realizado pela Guarda Civil Municipal, garantiu o secretário municipal de Segurança, Dorival Bertin: “Temos feito rotineiramente um trabalho voltado a escolas do município e não é só nas municipais, mas também nas estaduais e particulares. A Guarda Civil Municipal está integrada, conversando com diretores, professores, pais e alunos”, disse.

Por fim, o secretário municipal de Educação, Adilson Condesso disse que, assim como a dirigente regional de Ensino, Rosangela Almeida Valério, estão atuando em conjunto com as Forças de Segurança. “São medidas que já existem, serão reforçadas, aprimoradas e os líderes da segurança no município nos garantiram que todas as ações de vigilância, de monitoramento, de rastreio serão intensificadas neste período difícil”, afirmou Adilson.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *