SAMU Bragança adota novo protocolo de atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional de Bragança Paulista, adotou um novo protocolo de atendimento pré-hospitalar. O protocolo é denominado “Spine Motion Restriction”, que traduzindo significa “restrição do movimento da coluna”.
O novo protocolo foi aprovado durante reunião realizada na sexta-feira, 13. na sede da entidade.
O famoso colar cervical e a prancha rígida são utilizados no mundo há mais de 40 anos no atendimento de vítimas de trauma. Nos últimos anos, entretanto, pesquisadores demonstraram que estes dispositivos podem causar inúmeros prejuízos à saúde do paciente. Com isto, o uso em excesso e não racional passou a ser criticado.
Serviços pré-hospitalares americanos há mais de 5 anos já não utilizam a prancha rígida de rotina. Isto acontece, por exemplo, nos estados de Massachusetts e Califórnia. Além disso, o colar cervical é empregado de forma consciente quando necessário.
Diante das pesquisas e resultados, o SAMU Regional Bragança decidiu trazer os conceitos mais modernos em atendimento extra-hospitalar para a região.
Para isto, foi proposta uma mudança de protocolo no cuidado de pacientes traumatizados. Este protocolo Spine Motion Restriction” foi aprovado e agora o colar e a prancha só serão utilizados quando estritamente necessários.
Participaram da reunião diretores técnicos, clínicos, coordenadores dos serviços intra-hospitalares. Também estiveram presentes representantes do Conselho de Enfermagem (COREN) e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o apurado pelo Jornal Bragança Em Pauta este é o primeiro SAMU do Brasil a adotar o novo procedimento“Spine Motion Restriction”.