Saúde confirma morte de criança com H1N1 em Bragança Paulista
A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista confirmou a morte de uma criança de 9 anos em decorrência da H1N1. O menino, de 9 anos, estava internado em leito de UTI no Complexo Hospitalar Santa Casa desde o dia 10 e faleceu na última quinta-feira (16).
Em nota, a Secretaria de Saúde, alerta que com a chegada do clima frio e seco é importante a vacinação contra doenças respiratórias como a gripe (Influenza), vacina que está liberadas nos 29 postos de saúde para toda a população com 6 meses ou mais.
Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e Influenza B.
A vacina está disponível nas 29 unidades de saúde sendo que em 6 unidades o horário de atendimento é estendido até às 21h. São elas: Águas Claras, Planejada I, Planejada II, Santa Luzia, Vila Aparecida e Vila Davi.
Ao todo, até agora, dos 30.954 idosos que deveriam ter tomado a vacina em Bragança Paulista, apenas 13.410 receberam a imunização. O município não atingiu nenhuma das metas de vacinação propostas pelo Ministério da Saúde.
Das 10.373 crianças que deveriam ter sido vacinadas contra Influenza somente 3.512 foram vacinadas. Além disto, das 1.690 gestantes apenas 317 estão protegidas e das 278 puérperas, só 23 se imunizaram.
HISTÓRICO H1N1
Em março de 2009, autoridades sanitárias mexicanas identificaram um surto causado pelo H1N1 – uma nova cepa do vírus Influenza A, responsável por causar pandemia de gripe espanhola que assolou o mundo entre os anos de 1918 e 1920. A doença foi designada como “gripe A”, “gripe mexicana” ou “gripe suína”.
A doença chegou ao Brasil em maio de 2009, concentrando-se a princípio nas regiões Sul e Sudeste, mas logo se espalhou pelo país. Em março de 2010, o Governo Federal iniciou a campanha de vacinação e desde então, faz parte do calendário de vacinação do SUS, sendo aplicada anualmente pela rede pública e 100% das doses são produzidas pelo Instituto Butantan.
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
Um comentário em “Saúde confirma morte de criança com H1N1 em Bragança Paulista”