Saúde emite nota sobre casos de meningite em Bragança

Saúde emite nota sobre casos de meningite em Bragança

Três dias após negar uma solicitação de entrevista ao Em Pauta, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista enviou à redação do jornal uma nota sobre os casos de meningite no município.

A nota não é assinada nem pela Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Juliana Schevenin, tampouco pela secretária Marina de Fátima Oliveira.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



O tema veio à tona na última semana após publicação de reportagem do Em Pauta sobre a decretação do ‘estado de extremo alerta’, no município de Extrema/MG, localizado há cerca de 29 km de Bragança.

Em Bragança Paulista, de acordo com a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados em 2022, 17 casos confirmados de meningite e 3 óbitos. O município do Sul de Minas Gerais contabiliza 2 óbitos em 2022.

NÚMERO DE CASOS E ÓBITOS EM BRAGANÇA
  • 2018 – 22 casos; 2 óbitos por meningite.
  • 2019 – 15 casos; Nenhum óbito por meningite.
  • 2020 – 07 casos; Nenhum óbito por meningite.
  • 2021 – 09 casos; 2 óbitos por meningite.
  • 2022 – 17 casos; 3 óbitos por meningite.
IDADE DAS VÍTIMAS

De acordo com a Secretaria de Saúde, os óbitos de Bragança Paulista ocorreram nos meses de maio, junho e julho e vitimaram pessoas de 38, 51 e 33 anos, respectivamente.

Ainda segundo a pasta, não constava no SIPNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações a aplicação de nenhuma vacina contra a doença, nas três vítimas.

No momento, não há pessoas hospitalizadas e nem em isolamento domiciliar com o diagnóstico da doença em Bragança Paulista.

VACINAÇÃO

Em Extrema, o bloqueio vacinal para prevenção e impedimento da disseminação da doença meningocócica na cidade conta com mais de 12 mil doses aplicadas em pessoas de 15 a 59 anos. Desde o dia 17, de domingo a domingo, a força-tarefa ocorre em diversos pontos da cidade.

Em Bragança Paulista, após a publicação da reportagem do Em Pauta na última semana, a Prefeitura anunciou a vacinação de profissionais de saúde. Todavia, a pasta esclareceu agora que a imunização começou em julho – sem qualquer divulgação.

“A campanha com a vacina Meningo C para profissionais da saúde iniciou em julho de 2022. Até o momento foram vacinados 2.129 profissionais de saúde”, informa. Profissionais dos hospitais Santa Casa e HUSF também foram vacinados.

Já com relação às crianças e adolescentes, ao todo 4.537 receberam a vacina até o momento em Bragança Paulista, desde o início de 2022, conforme previsto no calendário do Ministério da Saúde.

Perguntada pelo Em Pauta, se há previsão de vacinação de novos públicos, a secretaria disse que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibilizará temporariamente até junho de 2023 a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 13 e 14 anos não vacinados.

Foi esclarecido ainda que a vacina da meningite B não faz parte do calendário do PNI. Já o imunizante meningite ACWY está contemplada no calendário do PNI para adolescentes de 11 e 12 anos e 13 e 14 anos não vacinados. A vacina contra a meningite ACWY é dose única para a faixa etária recomendada.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *