Teatro de Marionetes se apresenta neste fim de semana
Neste final de semana, no sábado (8) e no domingo (9), a companhia bragantina de teatro de marionetes Pequeno Teatro do Mundo apresenta o espetáculo infantil “Onheama”, no Teatro Carlos Gomes, em duas apresentações diárias, às 11h e às 15h.
As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na recepção do Centro Cultural por troca voluntária (não obrigatória) de 1kg de alimento não perecível.
Utilizando da ferramenta lúdica das marionetes, o espetáculo propõe uma encenação mítica da composição de João Guilherme Ripper, para apresentar a ópera aos mais diversos públicos, visando também ser instrumento de educação e formação cultural para jovens plateias ao difundir a música erudita para o público infantil.
O espetáculo traz para a cena uma ópera brasileira contemporânea. Tendo como mote o mito indígena do eclipse, ao mesmo tempo em que conduz o espectador pela trajetória clássica do herói, propõe uma reflexão sobre a questão dos territórios e das culturas indígenas e a preservação ambiental.
Onheama significa “eclipse” em língua tupi. Por meio do encanto das marionetes de fio e da música, o espetáculo conta a história épica de Iporangaba, um jovem guerreiro indígena, que precisa resgatar o sol, engolido pela terrível onça Xivi. Em sua saga, ele apresenta suas tradições, lendas e origens e conta com a ajuda do Boto-cor-de-rosa e de Iara, seres encantados da mitologia amazônica.
O espetáculo apresenta para novos públicos o universo da ópera de maneira lúdica e divertida e já foi apresentado em aldeias indígenas, participou da programação do Festival de Música Erudita do Espírito Santo e do Festival Amazonas de Ópera, além de realizar temporada no Museu de Arte Moderna – MAM, de São Paulo. Concebido na cidade e, em sua maioria, por artistas locais, o espetáculo chega à Bragança por meio da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura.
COMPANHIA BRAGANTINA
O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia de teatro de marionetes criada e dirigida pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa, ambos artistas premiados que têm mais de vinte anos de experiência em teatro. A companhia, que tem em seu repertório cinco espetáculos, tem por objetivo levar a arte das marionetes para os mais diversos públicos, seja nos grandes centros ou nos lugares mais remotos, sempre garantindo a excelência e a qualidade técnica.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter