Universidade São Francisco anuncia novo reitor

Universidade São Francisco anuncia novo reitor

A Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista anunciou o seu novo reitor: Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM, para a gestão 2025/2029.

Além de assumir a Reitoria, Frei Alvaci também ocupa, desde 2024, o cargo de diretor-vice-presidente da Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), mantenedora da USF.

De acordo com a entidade, no mês de março, também foram reconduzidos para um novo mandato os pró-reitores em exercício. São eles: o professor Dr. Dilnei Lorenzi, como Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão. E o professor Adriel de Moura Cabral, como pró-reitor de Administração e Planejamento.

Para Frei Alvaci, assumir a gestão da Universidade é um compromisso que reforça a missão franciscana no ensino superior. “Assumir a USF neste momento é assumir uma missão evangelizadora na educação. Chamamos de frente de evangelização na educação, que é nosso modo de atuar dentro do mundo acadêmico. A USF tem peso e relevância, e assumi a Reitoria como um desafio, mas também com alegria, sabendo que estamos bem”, destacou.

A UNIVERSIDADE

A Universidade conta hoje com mais de 25 mil alunos. Frei Alvaci também ressaltou o impacto social da USF, especialmente nas cidades onde está presente, como Bragança Paulista, Itatiba e Campinas: “A formação dos nossos estudantes influencia diretamente a sociedade. O médico que atende no pronto-socorro, o fisioterapeuta que cuida de pacientes ou o dentista que atende na comunidade, todos carregam consigo os valores franciscanos do cuidado com o ser humano”, afirmou.

Ao assumir a Reitoria, Frei Alvaci reforça o compromisso que a identidade USF construiu ao longo de quase cinquenta anos em Bragança Paulista, Itatiba e Campinas, priorizando o fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão Universitária. “Nosso intuito é que os valores que por aqui se aprende, impactam positivamente as pessoas, a sociedade e a realidade em que vivem. Fazendo dos nossos alunos e ex alunos, propagadores da nossa missão”, concluiu.

HISTÓRICO

Natural de Tubarão-SC, Frei Alvaci foi ordenado em 2010. Sua formação franciscana começou em 2000, no postulantado em Guaratinguetá, seguida pelos estudos em Filosofia e Teologia. Ao concluir a Teologia, mudou-se para São Paulo. Lá atuou no Pró-vocações e Missões Franciscanas e em atividades pastorais.

Especializou-se na PUC-SP e em cursos de preservação do patrimônio sacro. Na PUC-SP, apresentou um projeto de mestrado em História, cuja dissertação resultou em um livro publicado pela Editora Vozes: “Um preto no altar: Resistência e protagonismo em um território de disputas”. A obra trás para o debate historiográfico a história de uma irmandade católica de negros no Largo São Francisco, em São Paulo, extinta no início do século XX. O ineditismo da pesquisa conferiu relevância ao trabalho. Atualmente está finalizando o doutorado em História na UNICAMP, com pesquisa sobre a presença franciscana no Estado de São Paulo desde o período colonial.

Seu trabalho na Universidade São Francisco começou em 2019, na Pastoral Universitária, e se consolidou com sua atuação no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), bem como nas atividades de docência nos cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu).

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *