Vacinação contra polio e sarampo em Bragança começa dia 4
Começa no sábado, 4, e vai até o dia 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo.
Nos dias 4 e 18 acontecem os dias ‘D’, da mobilização quando todas as unidades com salas de vacina estarão abertas para vacinação.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde a meta para este ano é imunizar 95% do grupo alvo, formado por crianças com idade de 1 a menores de 5 anos. Os adultos com idade até 58 anos que desejam tomar as vacinas devem procurar uma unidade de saúde durante a semana e verificar a necessidade receber a dose.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Bragança Paulista, tanto no sábado, 4, como no sábado, 18, estarão abertas as seguintes unidades de saúde para vacinação:
- Santa Luzia,
- Vila Aparecida,
- São Vicente,
- Toró,
- Casa de jesus,
- Madre Paulina,
- Planejada 2,
- Pedro Megale,
- Nilda Colli,
- Água Comprida,
- CDHU,
- Centro de Saúde,
- Parque dos Estados 1,
- Parque dos Estados 2,
- São Lourenço,
- São Miguel,
- Cidade Jardim,
- Henedina Cortez,
- Água Claras,
- Vila Davi,
- Planajeda 1,
- Vila Bianchi,
- Vila Mota
Hípica Jaguari
No total são 24 unidades abertas para vacinar a população e a expectativa da administração é de que 7.032 crianças recebam a dose.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.