Vacinação da gripe começa dia 7 em Bragança Paulista

Começa nesta segunda-feira (7) a vacinação contra a gripe em Bragança Paulista nas 29 unidades de saúde destinada para idosos, crianças menores de 5 anos, professores, entre outros grupos prioritário. Vale lembrar que das 29 unidades de saúde, 6 possuem horário estendido até às 21h. São elas: Águas Claras, Planejada 1, Planejada 2, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida.
Em nota, a Secretaria de Saúde, informou que desde o dia 31 de março está aplicando o imunizante nos idosos que estão nos asilos da cidade, trabalhadores da saúde dos Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, SAMU e unidades básica de saúde.
Influenza 2025
A vacina contra influenza de 2025 conta com as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B e a mesma pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Quem pode ser vacinado contra a gripe?
O objetivo do Ministério da Saúde, Brasil a fora é vacinar 90% dos grupos preconizados já que o imunizante é capaz de evitar 60% e 70% dos casos graves e óbitos da doença.
Neste momento, o público-alvo é:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina Influenza sazonal em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2025
- Gestantes: apresentam maior risco de doenças graves e complicações causadas pela influenza. Devem ser vacinadas em qualquer idade gestacional, sendo suficiente para a vacinação a informação sobre o seu estado de gravidez
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade: deverão receber a vacina influenza mediante apresentação de documento que comprove a idade
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto
- Povos indígenas
- Povos e comunidades tradicionais quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhador da Saúde
- Professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Em Bragança Paulista, segundo a Secretaria de Saúde, estão aptos a tomar a vacina 30.954 idosos, 10.373 crianças menores de 5 anos; 7.664 pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, diabetes tipo I e II, imunossupressão, obesidade grave, transplantados); 6.392 trabalhadores da saúde; 4.323 pessoas com deficiência permanente; 2.570 professores; 1.690 gestantes; 278 puérperas; 247 presos com mais 18 anos de idade; 40 funcionários do sistema penitenciário.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky