Capivaras são removidas do Lago do Taboão e Portal de Bragança

Capivaras são removidas do Lago do Taboão e Portal de Bragança

Na tarde da última quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início ao manejo das capivaras do Lago do Taboão e do condomínio Portal de Bragança, em cumprimento a uma sentença judicial proferida em 2011, quando a cidade se encontrava na mesma situação com o aumento da população desses animais.

Durante o manejo, segundo dados da Prefeitura, foram retiradas 7 capivaras  do Lago do Taboão, de um total de 14, além de 21 do Portal de Bragança, de aproximadamente, 80 animais, que estão divididos em três grupos, que serão retiradas em momentos diferentes.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que a medida é  necessária considerando que os animais se encontram em ambiente urbano, próximo a vias de grande movimentação e, na busca por alimentos, poderiam ocasionar acidentes e serem atropelados.

Além disso, a Prefeitura, que esta é também uma ação preventiva de saúde pública para evitar a propagação do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa e salienta que em Bragança Paulista não há nenhum caso da doença.

Para unir e remover as capivaras foi iniciado, há alguns meses, um processo de ceva dos animais. Para isso, foi feito um cercado, onde os animais começaram a entrar em bando para se alimentarem de milho, capim e cana-de-açúcar. O destino das capivaras será uma propriedade particular situada às margens do reservatório Jaguari/Jacareí, considerado o habitat ideal para que tenham alimentos, abrigo e segurança.

Além do Lago do Taboão e Portal de Bragança, a Secretaria do Meio Ambiente está monitorando também o Village Santa Helena, Lago dos Padres e Hotel Santo Agostinho.

Todas as ações são acompanhadas por veterinários e técnicos da secretaria. No Portal Bragança, os responsáveis pela manutenção do condomínio compraram o Equipamento de Proteção Individual (EPI) solicitado pela Prefeitura e arcaram com o custo do transporte.

 

2 comentários sobre “Capivaras são removidas do Lago do Taboão e Portal de Bragança

  1. Transformar o jardim público. Acolhimento de animais .senhores moradores e ausentes de BRAGANÇA. JÁ PERDEMOS MUITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *