Alimentos de final de ano são prejudiciais aos pets, afirma veterinária

Alimentos de final de ano são prejudiciais aos pets, afirma veterinária

Nas refeições típicas de Natal e Réveillon, para muitos tutores de pets, é o momento de agradar também seus animais com petiscos que fazem parte da alimentação dos humanos, e até mesmo oferecer as sobras das ceias.

Ainda que seja “só um pedacinho” para matar a vontade daquele olhar pidão, esses alimentos são altamente prejudiciais aos animais. Por isso, é importante alertar os tutores para não oferecerem esses alimentos aos pets, pois costumam ter alto teor de gordura, temperos e açúcar, podendo causar diarréia, vômitos, danos ao sistema digestivo e até intoxicação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Além das sobras das ceias, há uma série de comidas típicas desta época do ano que apresentam riscos ocultos para nossos amigos de quatro patas: uvas e frutas secas, panetones, chocolates, castanhas, molhos e ossos de aves são alguns exemplos.

RISCOS À SAÚDE

“O consumo de alimentos impróprios para cães e gatos pode levar a diversos malefícios à saúde. Por exemplo, o consumo de uvas (frescas ou passas), ingredientes muito comuns nessa época do ano pode causar vômito, diarreia, apatia, falta de apetite, dor abdominal, fraqueza e até danificar a saúde dos rins. Já o chocolate, presente em diversas sobremesas e no chocotone, contém uma substância tóxica para os cães e gatos. Por isso, quando eles consomem esse tipo de alimento, podem desenvolver vômito, diarreia, agitação, tremor muscular, fraqueza e até sinais mais graves como palpitações no coração, convulsões e morte”, afirma a médica veterinária da Adimax – empresa fabricante de pet food, Lara Volpe, que é especialista em nutrição de cães e gatos.

“Também é comum nessa época do ano a realização de churrascos de confraternização, no qual algumas pessoas têm o hábito de fornecer a gordura da carne e até alguns ossos para os pets. A súbita ingestão de alimentos gordurosos, pode levar à inflamação do pâncreas, que é uma condição que causa vômito, diarréia, falta de apetite e muita dor. O consumo de ossos pode ser ainda mais perigoso, pois é comum causar a quebra de dentes e pode até perfurar o intestino, levando a uma condição de urgência”, complementa a médica veterinária.

NOTÍCIAS NO CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério, bem como profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *