Aos 109 anos, dona Iracema é homenageada em Bragança

Aos 109 anos, dona Iracema é homenageada em Bragança
Fotos: Filipe Granado

Duas centenárias moradoras de Bragança Paulista foram homenageadas pelo município na Câmara Municipal, na última quinta-feira (5).

Dona Iracema Camargo de Araújo completou no último mês de setembro, 109 anos, sendo possivelmente a moradora mais idosa de Bragança Paulista. Na oportunidade também foi homenageada Maria Luiza Masochi Moreno, de 100 anos, que foi representada na solenidade por seu filho.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Me sinto bem feliz. Cheguei aos 109 anos trabalhando sempre. Tenho bastante saudades das coisas que já passaram, da família principalmente”, contou Iracema a reportagem do Em Pauta, após a sessão solene.

IRACEMA

Iracema Camargo de Araújo nasceu no bairro Mãe dos Homens em 26 de setembro de 1914. Foi casada com Tércio Pereira de Araújo, que faleceu em 1966. Morou na Praça Raul Leme, onde hoje é o Banco Mercantil, ao lado do Clube Literário e Recreativo. Além da residência da família, no local seu pai mantinha um armazém, que vendia produtos e pequenos lanches. Na época dos grandes bailes do Clube Literário, os conjuntos de baile que se apresentavam faziam ali suas refeições e tomavam seus drinques. Dona Iracema e suas irmãs sempre escolhiam as primeiras músicas que iriam tocar no baile. Foi vizinha de Raul Leme e trabalhou por muitos anos com costura.

“A cidade mudou muito. Morei na Praça por muito tempo e ficou bem diferente, tenho saudades”, confidenciou ao Em Pauta.

Dona Iracema tem três filhos, 10 netos e 9 bisnetos. Passou pela história, enfrentando a gripe espanhola, em 1918, aos 4 anos de idade; a Revolução Constitucionalista de 1932, quando se recorda que ocuparam sua casa, no bairro Mãe dos Homens, com trincheiras à sua porta. Nessa ocasião, os aviões ‘vermelhinhos’ vinham bombardear as pontes sobre os rios. Por fim, enfrentou a pandemia de COVID-19 e foi uma das primeiras vacinadas em Bragança Paulista no ano de 2021.

MARIA LUIZA

Maria Luiza Masochi Moreno nasceu em Bragança Paulista em 20 de abril de 1923, no Campo Novo. Casou-se com Antonio Moreno, cidadão prestante homenageado com o nome da Estrada entre o Jardim São Miguel e o Campo Novo. Mãe de 10 filhos, avó de 31 netos, bisavó de 40 bisnetos e tataravô de 8. Estima-se que a família Moreno tenha hoje 115 pessoas. Dona Maria é uma mulher de fé, religiosa, paciente, resiliente, indulgente, dedicou a vida à família. Sempre calma e de poucas palavras, mas com um coração cheio de amor, esperança e fé. Habilidosa na cozinha e pontualíssima na reza do terço, às 18h.

Por cautela com a saúde, ela não compareceu na solenidade da Câmara Municipal e foi representada por seu filho Antônio Carlos Moreno.

A HOMENAGEM

Esta foi a primeira vez que a Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou solenidade para a concessão da honraria aos Bragantinos Centenários. Essa homenagem é entregue para os nascidos e residentes em Bragança Paulista que tenham 100 anos ou mais e sejam indicados por um vereador.

Iracema Camargo foi indicada pela vereadora Rita Leme e Maria Luiza Masochi Moreno pela vereadora Fabiana Alessandri. O evento contou ainda com a participação da presidente do Legislativo, vereadora Gi Borboleta, do prefeito Amauri Sodré e da primeira-dama Cleide Izepi da Silva, familiares e amigos das homenageadas.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *