Após reportagem, Saúde informa razões de suspensão de testes

Após reportagem, Saúde informa razões de suspensão de testes

Ontem (6), o Em Pauta publicou reportagem sobre a suspensão de testagem de COVID-19 em algumas farmácias de Bragança Paulista, como as unidades da Drogaria São Paulo e Drogaria Raia, por exemplo.

Embora a suspensão tenha ocorrido a alguns dias, a falta de uma comunicação dos órgãos oficiais, gerou apreensão na população, que teme uma superlotação ainda maior de prontos socorros, com a dificuldade de testagem nas principais farmácias da cidade.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

SECRETARIA DE SAÚDE SE PRONUNCIA

Após a publicação da reportagem do Em Pauta, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), emitiu uma nota à imprensa, com uma série de termos técnicos.

De acordo com o comunicado, algumas exigências estabelecidas nas Normas Técnicas da ANVISA, não estariam sendo cumpridas. A Prefeitura de Bragança Paulista não informou se estas normas estavam sendo cumpridas durante os quase dois anos de pandemia e deixaram de ser somente agora, por isto a suspensão ou não havia fiscalizado as farmácias durante este período.

Segundo a VISA, farmácias de Bragança Paulista não atendiam as orientações relacionadas à estrutura do local onde eram coletados os testes.

A Nota Técnica n°6/2021, atualizada em dezembro do ano passado, recomenda tipos de soluções físicas, para proteção dos funcionários de áreas próximas, a comunidade e o meio ambiente contra exposição aos aerossóis potencialmente infecciosos.

E os itens em desacordo nas farmácias locais são: separação física dos corredores de acesso; portas de acesso dupla com fechamento automático; ar de exaustão não recirculante e fluxo de ar negativo. Devendo o procedimento de coleta de amostra ocorrer em sala privativa, sendo este ambiente mantido ventilado com janelas abertas ou com sistema de climatização com exaustão.

Cinco drogarias foram notificadas a suspender a realização de teste rápido com coleta de amostra do trato respiratório superior, realizada por meio de swab, devido ao não atendimento dos requisitos das normas vigentes.

FARMÁCIAS SE PRONUNCIAM

Por meio de nota, a assessoria da Drogaria São Paulo esclareceu que “as lojas da rede em Bragança Paulista estão autorizadas aplicar somente os testes de anticorpos para detecção da COVID-19 atendendo uma determinação das autoridades de saúde do município”.

Já a assessoria da RD RaiaDrogasil informou que “em atendimento às determinações da Vigilância Sanitária de Bragança Paulista, suspendeu a realização dos testes rápidos para detecção da COVID-19 no município e a empresa está trabalhando para atender às novas adequações do órgão e, assim, poder voltar a atender a população com a prestação do serviço”.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

2 comentários sobre “Após reportagem, Saúde informa razões de suspensão de testes

  1. É um absurdo a exigência de estrutura por parte da vigilância sendo que o próprio sistema de saúde não possui está estrtuta física aglomerando pessoas e não comportando atendimento em tempo hábil colocando a população em risco.

  2. É um tanto quanto contraditória a atitude da vigilância sanitária, exigir das farmácias o que não acontece nas unidades de saúde.
    Só faz aumentar a aglomeração nas Upas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *