Bragança Paulista celebra a 1ª edição do Dia da Coruja-buraqueira 

Bragança Paulista celebra a 1ª edição do Dia da Coruja-buraqueira 
Foto: José Cruz/Agência Brasil

No próximo domingo (6), Bragança Paulista será palco da 1ª edição do Dia da Coruja-buraqueira, evento organizado pelo Coletivo Socioambiental Bragança Mais em homenagem à ave símbolo da cidade.

A coruja-buraqueira, que foi eleita por voto popular e oficializada como símbolo municipal pela Lei Municipal nº 4610/18, terá um dia dedicado à sua celebração e conscientização sobre a preservação ambiental.



O evento, que acontecerá das 8h às 13h no Lago do Taboão ,próximo ao letreiro “Eu Amo Bragança”, terá atividades para todas as idades, desde exposições e rodas de conversa até apresentações culturais e brincadeiras interativas. O evento tem participação de diversas entidades e artistas locais, possuindo entrada franca. A União Brasileira dos Trovadores (UBT) – seção Bragança Paulista, o grupo de artesãs do projeto Arte na Garagem, e observadores de pássaros marcarão presença.

Programação 

A programação começa às 8h, com a 34ª edição do Vem Passarinhar Bragança Paulista, uma caminhada guiada pelo professor e biólogo Rafael Miranda Peres. A atividade será uma oportunidade para os participantes observarem de perto as aves da região, com destaque para a coruja-buraqueira. 

Das 9h às 13h, o público poderá participar de diversas atividades interativas, destacando a Exposição fotográfica sobre a Coruja-buraqueira, a Roda de Conversa sobre os hábitos da espécie, e o Mapa de identificação dos ninhos de Coruja-buraqueira em Bragança Paulista. As crianças terão a oportunidade de participar de brincadeiras educativas, como o Labirinto da Coruja e o jogo “Quem Come o Quê?”. 

O evento também contará com teatro de fantoches, que apresentará a história da coruja-buraqueira, criada pela escritora e trovadora Marialini Bertolini, e mais de uma apresentação da peça será realizada ao longo da manhã. O evento vai ter ainda um varal de trovas temático e venda de livretos, além de uma feira de artesanato, com peças inspiradas na ave símbolo da cidade, feitas por artistas locais. 

Para quem gosta de música, o evento contará com a apresentação do Maestro Sabiá e outros músicos da região, proporcionando uma trilha sonora especial durante a comemoração. 

Conscientização e preservação ambiental 

O principal objetivo da celebração é aproximar a população da biodiversidade local, de forma que ressalte a conscientização sobre a importância da preservação das espécies e do meio ambiente. A coruja-buraqueira, ave querida pelos moradores de Bragança. 

Sobre o Coletivo Socioambiental Bragança Mais 

O Coletivo Socioambiental Bragança Mais é uma união de esforços entre a Associação Bragança Mais, fundada em 1997, e o Coletivo Socioambiental, criado em 2007. Ambas as organizações atuam com voluntariado, promovendo a educação ambiental e defendendo a preservação da natureza em Bragança Paulista. Desde 2018, as duas iniciativas trabalham juntas, promovendo ações de conscientização e educação ambiental crítica. 

Para mais informações sobre o evento e outras iniciativas do Coletivo, os interessados podem acompanhar as redes sociais da organização no Instagram. 

 

Não perca nada da agenda cultural de Bragança Paulista e região! Acesse nossa editoria de Eventos e fique por dentro das melhores programações.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *